Notícias
É o primeiro equipamento de plantio automatizado de silvicultura em escala no Brasil
O trabalho é realizado com piloto automático e georreferenciamento Divulgação/Komatsu
Um equipamento inovador no estande da multinacional japonesa Komatsu, líder nacional de mercado de equipamentos para o setor florestal, deve chamar a atenção dos visitantes da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil que começou no dia 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP).
Trata-se da D61EM Planter, uma máquina de plantar árvores como pinus e eucaliptos em larga escala que trabalha em áreas planas e foi desenvolvida para as condições brasileiras.
É a primeira máquina de plantar floresta em produção comercial no país. O plantio é automatizado com piloto automático e georreferenciamento. O condutor da máquina não precisa fazer nada.
Com trator de esteira, a Planter faz a cova para receber a muda, planta, irriga e faz a fertilização lenta da muda georreferenciada.
Em entrevista exclusiva à Globo Rural, o gerente geral de Marketing e Vendas da Komatsu Forest Brasil, Carlos Roberto Borba Rosetto, contou que os japoneses da indústria estiveram no Brasil em 2015 e viram a dificuldade de mão de obra para o plantio manual de mudas pelo setor florestal nacional, que cresce a cada ano e tem investimentos previstos de mais de R$ 50 bilhões no próximos anos. Daí nasceu a ideia de desenvolver a Planter.
Em 2019, a empresa que tem mercado consolidado no setor florestal há 60 anos no mundo e há 50 anos no Brasil, apresentou o primeiro protótipo, em parceria com a Suzano, uma das maiores indústrias de papel e celulose do mundo, e a empresa centenária sueca Bracke, que desenvolveu tecnologia de plantio automático de mudas, mas sem escala.
Dois anos depois, foi vendida a primeira máquina e, no ano passado, a Komatsu criou o primeiro módulo de plantio mecanizado do mundo com quatro plantadeiras trabalhando simultaneamente em 12 linhas de plantio.
Fonte: Por Eliane Silva — Ribeirão Preto (SP)