Voltar

Notícias

26
abr
2023
(GERAL)
O MPF investigou empresa espanhola por vender madeira nativa ilegalmente no Brasil

É a mesma que já foi investigada sob acusação de explorar uma fazenda de 190 mil hectares na Amazônia

A madeireira Agrocortex, empresa do grupo espanhol Masaveu que se apresenta como “protetora das florestas e dos recursos ambientais” em seu website, foi investigada pelo Ministério Público Federal por suposto envolvimento em crimes ambientais, incluindo a venda, transporte ou guarda de madeira serrada nativa brasileira sem licença ou em desacordo com a obtida. As investigações foram abertas após denúncia do Ibama, que encontrou inconsistências nos documentos de transporte e comercialização da madeira.

A Agrocortex é a mesma empresa que tomou as manchetes do país, ao ser acusada pela Procuradoria Federal do Incra e Ministério Público Federal de comprar e explorar, de forma camuflada e sem autorizações, uma fazenda de 190 mil hectares na Amazônia, em plena Floresta Amazônica, sem cumprir com as leis brasileiras.

O outro lado: A empresa Agrocortex responde que "existe é um procedimento administrativo ordinário, iniciado pelo Ibama, com objetivo de averiguar uma inconsistência documental, relativa ao DOF – Documento de Origem Florestal - acerca de duas remessas que estavam sendo transportadas, que em conjunto representam cerca de 0,05% das remessas realizadas pela empresa.

Especificamente, a equipe de expedição e logística da empresa, ao preencher as informações no sistema DOF (Documento de origem florestal), cometeu um erro de digitação, de forma que a documentação refletiu erroneamente a palavra Curupixa ao invés de Cumaru, bem como “viga” ao invés de “caibro”.

Em virtude das explicações demonstradas às autoridades, a autuação justificou-se por uma mera falha documental, tendo o próprio fiscal concluído que a empresa colaborou com a fiscalização e que não houve absolutamente nenhum dano ambiental. Na ocasião, foi aplicada uma multa administrativa, de R$ 8 mil, a qual foi paga e, assim, liberado o transporte regular da mercadoria. A autuação acima citada foi enviada ao Ministério Público por conta de determinação legal disposta na Lei Federal no 9.605/1998, ainda que ausente caracterização do delito ambiental.

A Agrocortex tem uma operação de excelência no manejo florestal, reconhecida pelo Ibama e pelas mais importantes órgãos de certificação ambiental como o FSC. Todas as espécies extraídas em nossa área, bem como todas as operações, seguem integralmente um Plano de Manejo Florestal Sustentável aprovado e auditado anualmente pelo IBAMA Acre e IBAMA Brasília que preza pela fauna e flora da região de acordo com as melhores práticas florestais, ambientais e sociais.

O grupo Agrocortex reitera, portanto, os seus compromissos institucionais, econômicos e corporativos, mediante o contínuo cumprimento da legislação brasileira, e adotará todas as medidas legais cabíveis contra os autores e responsáveis pela veiculação de informações falsas com objetivos exclusivamente difamatórios. ”

Por Ana Claudia Guimarães

 

Fonte: Ancelmo Gois

Neuvoo Jooble