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A estrutura original do Porsche 356. A estrutura foi usada como modelo para futuras carrocerias de metal. Um processo demorado de tentativa e erro, as etapas foram repetidas várias vezes até que as portas, capôs, teto e pára-lamas se encaixassem perfeitamente no modelo de madeira.
Foto por Heritage e Porsche Museum
Os primeiros Porsche 356 foram fabricados à mão. Uma estrutura maciça de madeira de freixo serviu de inspiração para a forma icônica.
Inaugurado por Helmut Pfeifhofer em 1982, o Porsche Automuseum em Gmünd abriga o modelo original, uma estrutura maciça de madeira de freixo que serviu de inspiração para o primeiro carro esportivo 356, fabricado à mão há 75 anos - também em Gmünd, Áustria.
Este pedaço da história foi referido como “Holzklopfmodell” ou, em alemão, moldura de madeira martelada, mas a moldura em si nunca foi martelada. Em vez disso, serviu de modelo para os veículos que começaram a sair da linha de produção da fábrica da Porsche em Gmünd, na Áustria, em 1948. Foram produzidos um total de 52 veículos do tipo 356/2, dos quais 44 Coupé e oito Cabriolet . Havia também um adicional de oito a dez, posteriormente designado como superleve (SL), carrocerias de veículos. Estes, no entanto, não foram concluídos até 1951/52 pelo departamento de corrida em Stuttgart.
Há 75 anos, a Porsche era uma empresa de manufatura baseada na divisão do trabalho, com produção em série ainda em um futuro distante. Embora o chassi de aço pudesse ser produzido de forma comparativamente rápida, o processo externo da carroceria provou ser árduo, já que as folhas de alumínio tinham que ser moldadas com martelos e depois repetidamente fixadas na estrutura de madeira para comparação.
Um processo demorado de tentativa e erro, as etapas foram repetidas várias vezes até que as portas, capôs, teto e pára-lamas se encaixassem perfeitamente no modelo de madeira. Um especialista levou pelo menos 90 horas para formar perfeitamente a pele externa inconfundível do 356. Então – e só então – estava pronto para ser pregado, rebitado e aparafusado à estrutura interna. Por esse motivo, a Porsche contratou especialistas como Kastenhofer, Keibl e Tatra, em Viena, e Beutler, em Thun, na Suíça, para ajudar na fabricação da carroceria.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet