Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Governos estimulam atividade madeireira sustentável
O Ministério do Meio Ambiente está trabalhando para integrar ações dos governos federal e do Pará e estimular a atividade madeireira com base na Lei de Gestão de Florestas Públicas, em tramitação no Congresso Nacional.

A idéia é promover uma ação piloto naquele estado para implementação da lei, com vistas na atividade madeireira sustentável, respeitando a legislação e os planos de manejo aprovados pelo Ibama. Apesar de operar na legalidade, boa parte do setor madeireiro utiliza terras públicas.

A legislação não permite que o poder público ceda essas áreas sem amparo legal. Com a aprovação da Lei de Florestas Públicas, grande parte do setor madeireiro virá para a atividade legal. Cabe aos governos criarem instrumentos para que o setor deixe a ação predatória e passe para a ação sustentável.

O Pará possui uma área florestal significativa certificada, onde o uso da mata é adequado, bastando apenas expandir o modelo. Quanto mais instrumentos forem criados para valorização da floresta em pé, mais se estimulará o fim do desmatamento.

Fonte: InforMMA.

Fonte:

Neuvoo Jooble