Voltar

Notícias

18
abr
2023
(TECNOLOGIA)
Simulador de terremoto para testar a construção

O simulador de terremoto da UC San Diego, uma das duas maiores mesas de vibração do mundo, está programado para testar o edifício em escala real mais alto já construído em um simulador de terremoto.

A mesa de agitação ao ar livre financiada pela NSF na Universidade da Califórnia em San Diego vai abalar a estrutura, conhecida como projeto Tallwood, nesta primavera. Tallwood é um edifício de madeira laminada cruzada de 10 andares em escala real para avaliar a segurança sísmica.

A mesa vibratória pode transportar e agitar estruturas com peso de até 2.000 toneladas métricas ou 4,5 milhões de libras. Isso o torna o simulador de terremotos capaz de transportar a maior carga útil do mundo. É também a única mesa de terremotos em grande escala do mundo localizada ao ar livre.

Os testes estão programados para começar no final de abril. A mesa vibratória simulará movimentos de terremotos registrados durante terremotos anteriores, cobrindo uma faixa de magnitudes de terremotos na escala Richter, de magnitude 4 a magnitude 8, incluindo várias iterações do terremoto de Northridge de magnitude 6,7 que atingiu Los Angeles em 1994. Isso será feito por acelerando a mesa para pelo menos 1g, o que poderia acelerar o topo do prédio para até 3gs. Para referência, em média, as montanhas-russas modernas produzem 4g de aceleração máxima.

A mesa de agitação foi atualizada com uma doação de $ 16,9 milhões da NSF. Ele passou de ser capaz de se mover em uma direção – leste-oeste – para três direções – leste-oeste, norte-sul, para cima e para baixo, bem como rolar, inclinar e guinar, três movimentos em x, y e eixos z.

Ser capaz de reproduzir os movimentos do solo do terremoto em seis graus de liberdade é importante porque, durante um tremor, o solo não apenas treme horizontalmente em uma única direção.

Por Larry Adams

Fonte: Woodworkingnet

Neuvoo Jooble