Notícias
Dezenas de milhares de profissionais da marcenaria se reunirão na Alemanha em maio para as duas maiores feiras do setor: Interzum e LIGNA. Correndo consecutivamente, o interzum acontece de 9 a 12 de maio em Colônia e a LIGNA será realizada de 15 a 19 de maio em Hannover.
Um único bilhete permitirá, mais uma vez, aos visitantes o acesso aos dois espectáculos. Os ingressos podem ser adquiridos on-line no site dos shows, interzum.com ou ligna.de.
Inovações na interzum
O interzum de 2023 começa com um pré-show digital de 2 a 8 de maio, incluindo uma prévia de alguns dos novos produtos.
Além disso, serão exibidos em Colônia milhares de suprimentos para a fabricação de móveis, armários, closets e produtos relacionados, incluindo hardware flexível e soluções de armazenamento, aprimoramentos de conectividade, desenvolvimentos de painéis, adesivos e novas cores, texturas e acabamentos.
Patrocinado pela Koelnmesse, o interzum recebe mais de 1.400 expositores de 60 países.
A interzum 2023 acontecerá de 9 a 12 de maio em Colônia, Alemanha. O evento contará com um pré-show digital de 2 a 8 de maio e uma recapitulação digital nos dias 15 e 16 de maio.
Com “Neoecologia” como tema central e “Shaping the change” como slogan, a interzum destacará a sustentabilidade, as mudanças climáticas e os recursos relacionados a materiais e componentes. A entidade também lançou uma revista, disponível em seu site, com matérias sobre o tema. E no lado norte da feira, em uma de suas seções mais frequentadas, estará uma área intitulada Boulevard Sustainability, que contará com uma dezena de estandes de expositores apresentando produtos relacionados ao tema.
O interzum deste ano é o primeiro show presencial desde a pandemia, e os organizadores esperam um grande comparecimento, com números próximos do recorde histórico de 2019. A qualidade do visitante também está aumentando, diz Maik Fischer, gerente do show. “Nos últimos seis a oito meses, a qualidade dos visitantes permaneceu alta e está aumentando. Isso significa que as pessoas com poder de compra e poder de decisão estão vindo para... Colônia.
E o que os visitantes podem esperar este ano? Por um lado, um salão recém-construído no Materials & Nature Pavilion e um layout de piso otimizado tornando a feira mais eficiente para os participantes, acrescenta. Os segmentos de mercado são agrupados mais próximos, exigindo menos tempo para percorrer um pavilhão e permitindo mais tempo face a face com os expositores.
A educação será um grande proponente este ano, desde fóruns de tendências até a academia interzum. “Os visitantes estão exigindo mais conteúdo, conhecimento, atualizações, tendências, insights”, diz Fischer, “tudo o que não é um produto, mas sobre conhecimento. É isso que vemos os visitantes a exigir e é assim que queremos desenvolver [como segundo pilar da feira] este ano, e no futuro.”
Os cerca de 1.400 expositores da interzum apresentarão materiais e produtos inovadores e sustentáveis. Foto: Koelnmesse
Cada segmento da indústria interzum tem um fórum: Materials & Nature — “Sustainability Matters”: uma olhada em novos materiais, alguns dos quais estão em desenvolvimento e ainda não chegaram ao mercado, e um foco em sustentabilidade; Têxteis e Máquinas — “Novos Aspectos na Reciclagem de Colchões”: uma visão de como a reciclagem de colchões pode ser transformada em uma economia circular; e Function & Components — “Furniture in Change — Shifting Boundaries”: um foco em como os fabricantes de móveis e marceneiros podem repensar o processo de produção.
No entanto, além desses fóruns, a interzum também apresentará um Trend Stage destacando especialistas em vários setores. Esta plataforma de conhecimento central apresentará conteúdo curado com foco de alto nível em inovação. O Palco de Produto é outra parte da academia interzum, juntamente com o Palco de Tendências, e proporcionará aos participantes a oportunidade de ouvir os expositores discutirem tópicos focados na empresa e no produto. O conteúdo dos palcos estará disponível ao vivo no local, digitalmente e sob demanda.
Expositores norte-americanos
Aproximadamente 39 empresas norte-americanas e duas canadenses estarão na Interzum – entre elas estão flagships como a Legget & Platt, bem como os escritórios estaduais dos EUA da Carolina do Norte, Virgínia e Wisconsin, que contarão com empresas de madeiras duras e macias de seus respectivos estados na seção de Materiais. e salões da natureza. Eles ficarão próximos ao American Hardwood Export Council (AHEC), que trará mais de 20 empresas do segmento.
Haverá um Pavilhão ISPA no Hall 11.2 no segmento Textile & Machinery da Interzum. Após o show presencial de quatro dias, 15 e 16 de maio será interzum @home, uma recapitulação digital de produtos e soluções exibidas em Colônia.
As inscrições para a feira estão disponíveis em interzum.com. No entanto, a novidade deste ano é o ingresso digital, que pode ser adquirido na bilheteria do site.
t será a única forma de entrar na feira; o processo de emissão de bilhetes é 100% digital e nenhuma compra pode ser feita no local. Todos os participantes precisarão baixar o aplicativo oficial da interzum e armazenar o ingresso digital em sua carteira. Para obter informações, visite interzum.com.
LIGNA: Tecnologia transformada
A maior mostra de carpintaria do mundo, a feira LIGNA deste ano receberá mais de 1.100 expositores de todo o mundo - incluindo 180 expositores estreantes - com exibições espalhadas por cerca de 1,15 milhões de pés quadrados líquidos (mais de 105.000 metros quadrados) de espaço de exibição .
O número de visitantes do show está projetado para ultrapassar 75.000, de acordo com a administração do show. A mostra é organizada conjuntamente pela Deutsche Messe e pela VDMA Woodworking Machinery Association.
“A LIGNA oferece uma visão única de toda a cadeia de valor da indústria madeireira e de processamento de madeira. É a vitrine internacional de inovações e palco de estreias mundiais. Temos recebido uma onda de euforia da comunidade desde o início do planejamento”, disse o Dr. Jochen Köckler, CEO da Deutsche Messe AG.
“A indústria está ansiosa pela experiência presencial em Hannover”, disse Köckler. “Na LIGNA 2023, os visitantes encontrarão expositores de 44 países. É aqui que são definidas e discutidas as tendências que moldam a indústria e apontam o caminho para o futuro.”
O tema da feira LIGNA deste ano é “Transformação da Carpintaria”, e serão apresentadas soluções de processamento de ponta, incluindo fábricas inteligentes e/ou conectadas, Indústria 4.0, plataformas IoT e a iniciativa de interface padronizada Woodworking made izy, como bem como outras novas tecnologias e conceitos clássicos para as indústrias primárias e secundárias de marcenaria.
Outros temas incluem “Processos de construção pré-fabricada” e “Processamento de material verde”, reforçando o papel que a bioeconomia baseada na madeira tem como impulsionadora de tecnologia.
Biesse
O tema da Ligna este ano é “Transformação da Carpintaria”, e serão mostradas soluções de ponta, incluindo fábricas inteligentes e Indústria 4.0.
Os visitantes da LIGNA verão uma ampla variedade de tecnologias e inovações em sete categorias principais de exibição: Ferramentas e máquinas para produção personalizada e em massa nos pavilhões 11–15, 27; Tecnologia de Superfície nos Pavilhões 16 e 17; Produção de Painéis Derivados de Madeira no Pavilhão 26; Tecnologia de Serraria, Hall 25; Energia da Madeira nos Pavilhões 25, 26 e logradouro; Componentes de Máquinas e Tecnologia de Automação, Hall 16; e Maquinário para produção florestal, de madeira em tora e de madeira serrada no local ao ar livre, P32–35.
Juntamente com as demonstrações ao longo do show, o LIGNA.Stage no Hall 12 oferecerá apresentações orientadas a soluções e usuários e painéis de discussão sobre os tópicos de foco, bem como recrutamento e sustentabilidade. Os programas também estarão disponíveis ao vivo e sob demanda no site da LIGNA, ligna.de.
As visitas guiadas deste ano para exposições selecionadas também serão híbridas, disponíveis para visualização presencial, ao vivo ou sob demanda.
“Ao transmitir nossos formatos adicionais, queremos tornar a LIGNA e os desenvolvimentos relevantes do setor acessíveis para aqueles que não podem estar presentes no local”, disse Stephanie Wagner, gerente de projeto da LIGNA. “Independente do local e horário, podemos estender o apelo da LIGNA muito além do período do evento.”
A novidade deste ano será pesquisa, educação e carreira na indústria por meio de LIGNA.Campus e LIGNA.Recruiting, incluindo a oportunidade de reuniões presenciais. O LIGNA.Future Square, powered by VDMA apresentará start-ups com soluções enxutas e novas ideias.
Este será o primeiro show ao vivo da LIGNA desde 2019, que contou com a presença de mais de 90.000 visitantes de mais de 100 países; o evento de 2021 foi virtual devido à pandemia de COVID-19.
Para mais informações sobre a Feira LIGNA, visite ligna.de.
Por Karen M. Koenig Michaelle Bradford
Fonte: Woodworkingnet