Notícias
FSC deixa de certificar florestas russas
O Forest Stewardship Council (FSC) retirou os certificados de manejo florestal remanescentes na Rússia pelos respectivos órgãos de certificação pouco mais de um ano após o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.
O FSC disse que as retiradas foram baseadas em uma avaliação de risco conduzida pela Assurance Services International (ASI) para encerrar suas atividades de garantia do FSC na Rússia. Segundo o FSC, a avaliação da ASI concluiu que existe um “risco de integridade crescente no país, pois a segurança das pessoas envolvidas em atividades de supervisão não pode mais ser garantida. Além disso, há limitações para operar no país em decorrência do acesso restrito e das sanções. Com o término das atividades de supervisão da ASI na Rússia, os organismos de certificação não serão mais credenciados para auditar os padrões do FSC no país.”
A retirada de todos os certificados do FSC na Rússia segue a decisão do FSC International Board do ano passado de aplicar medidas que levaram à suspensão dos certificados que permitem o comércio de materiais e produtos certificados pelo FSC na Rússia e na Bielorrússia, tomada logo após a invasão.
O FSC disse que continua comprometido em continuar se envolvendo com os membros do FSC International na Rússia, proprietários de florestas e organizações que compartilham seus valores, e espera que manter o diálogo com essas partes interessadas facilite o retorno da certificação do FSC à Rússia.
Por Rich Christianson
Fonte: Woodworkingnet