Notícias
Aplicativo com base em inteligência artificial e realidade aumentada permite medição de toras em tempo real e com alta precisão pelo celular
A startup Pixlog, empresa de tecnologia para o mercado florestal, promete transformar o setor madeireiro com um aplicativo para reconhecimento visual de grandes volumes de toras de madeira. Desenvolvido para smartphones, o aplicativo garante maior eficiência na medição de um insumo cada vez mais valorizado em mercados como papel e celulose, indústria moveleira e construção civil. O potencial da tecnologia chamou a atenção de organizações como a Suzano, que selecionou a Pixlog para seu programa de mentoria para startups, e da Sociedade de Investigações Florestais (SIF) vinculada à Universidade Federal de Viçosa, que incluiu a Pixlog no programa de aceleração Forest Insight 2022, na categoria Inventário e Modelagem.
O diferencial da tecnologia é o alto índice de precisão, um dos principais desafios enfrentados por empresas que manuseiam grandes quantidades de madeira. O último levantamento do IBGE revelou que só em 2021, a indústria florestal brasileira produziu 200 milhões de metros cúbicos de madeira, o que equivale a mais de 30 bilhões de reais.
A preocupação levantada pela Pixlog é que atualmente, o mercado madeireiro, em sua grande parte, ainda utiliza métodos manuais de medição de toras em larga escala, com erros que ultrapassam os 13%. A solução criada pela startup reduz o erro para menos de 1,5%.
A taxa de variação da medição digital realizada pelo aplicativo também impressionou o mercado, pela proximidade dos valores obtidos com uma medição real das pilhas de toras. A solução foi testada por uma das cinco maiores produtoras de papel e celulose do Brasil. Segundo números dos próprios engenheiros da empresa, os dados colhidos pela Pixlog variaram apenas 1,03%, quando comparados com a cubagem rigorosa.
Além de mais assertividade, a medição é feita em tempo real e diminui drasticamente o número de horas de trabalho para apenas alguns minutos em campo.
“Na nossa visão, a tecnologia deve ser utilizada para melhorias socioeconômicas e ambientais. Por isso, estamos constantemente buscando soluções que possam tornar o setor madeireiro mais sustentável e eficiente. Nosso objetivo é democratizar o acesso a tecnologias avançadas para empresas de todos os portes e contribuir para uma indústria mais próspera e consciente”, afirma Vinicius Avellaneda, CTO da empresa.
De acordo com o executivo, mais de cem organizações de diferentes setores já demonstraram interesse em adotar a tecnologia em seus processos produtivos, com negociações avançadas com empresas atuantes na área de papel e cartão, reflorestamento, setor de energia renovável como o carvão vegetal, tratadores de madeira e serrarias.
O aplicativo já está disponível para o sistema iOS para iphones 12,13 e 14 nas versões Pro e Pro Max, e deverá ser disponibilizado também para iPad ainda no segundo semestre.
Tecnologia aliada à sustentabilidade
Projetado para automatizar o processo tradicional de cubagem, o aplicativo usa conceitos de machine learning e inteligência artificial para identificar e contabilizar, por meio de realidade aumentada, o material empilhado, com análise de densidade de pontos por voxels em tempo real. Dentre as funções principais do aplicativo, estão: medição de diâmetro, cubagem, contagem unitária e geolocalização. Não há necessidade de internet para o uso das funções principais ou ainda para a criação do relatório com as coordenadas geográficas.
Ao iniciar a contagem de toras, as informações de longitude e latitude do local onde é feita a medição são coletadas por meio de GPS. Essa informação é apresentada no momento em que o relatório é gerado. O aplicativo possibilita a verificação de onde e quando as pilhas de toras foram medidas, garantindo transparência e mais assertividade no processo. Ao aumentar a eficiência na medição, o aplicativo também contribui para a sustentabilidade da indústria madeireira, uma vez que possibilita o uso mais inteligente da produção, reduzindo desperdícios.
O aplicativo conta com uma versão demonstrativa que permite medir 100m3 gratuitamente. A plataforma oferece pacotes com preços a partir de R$0,19 o metro cúbico medido. “O produtor poderá economizar em seus gastos mensais utilizando o aplicativo, uma vez que terá acesso a uma informação mais precisa, eliminando a necessidade de trabalhar com suposições e retrabalhos operacionais”, diz o CFO da empresa, João Maia.
Os modelos pagos disponíveis são o “Pacote Semente”, em que é possível realizar a medição de 300 metros cúbicos, o “Plano Árvore” que disponibiliza 1.500 metros cúbicos, e o “Plano Floresta” com 5.000 metros cúbicos. Os interessados têm ainda a opção de contratar um plano personalizado.
Sobre a Pixlog
A Pixlog é um eixo de inovação especializado em medição de madeira, que oferece soluções inovadoras por meio de tecnologias de machine learning e realidade aumentada. Seu objetivo é ajudar a criar um futuro integrado melhorando processos do setor florestal, utilizando a tecnologia como aliada e estimulando o comércio de madeira legal, contribuindo com temas do futuro como a sustentabilidade.
Site: www.pixlog.com.br
Fonte: Pixlog