Notícias
A Wood Resources International, uma empresa ResourceWise, monitora continuamente as tendências de preços em toda a cadeia de suprimentos de produtos florestais. Com a demanda mundial relaxada em muitas áreas, onde estão os principais preços de referência no primeiro trimestre de 2023?
Mercados globais de madeira registram alguma queda em relação aos recordes
A demanda por madeira caiu em todo o mundo no 4º trimestre de 2022, relaxando os preços das toras para baixo dos recordes.
O Índice Global de Preços de Madeira Serrada (GSPI) caiu por dois trimestres consecutivos desde seu recorde histórico no 2º trimestre de 2022. As quedas mais significativas ocorreram no oeste da América do Norte, nos Estados Bálticos, na Europa Central e na Ásia Oriental.
O Índice Europeu de Preços de Madeira Serrada (ESPI) denominado em euros também caiu no final de 2022. Apesar da queda de seis por cento em seis meses, os preços atuais de madeira serrada ainda estão próximos de seus níveis mais altos em mais de 20 anos.
Mercados globais de fibra de madeira: Índice de madeira dura crescendo muito mais rápido do que madeira macia
O Índice Global de Preços de Fibra de Madeira Folhosa cresceu mais rápido do que o índice de preços de fibra de fibra longa, aumentando 27% em dois anos.
Os dois índices globais de preços de fibra de madeira do WRI apresentaram tendência de alta por 2,5 anos e atingiram máximas de oito anos no 4º trimestre de 2022.
Mercados globais de celulose diminuem à medida que a demanda por papel diminui
Os preços da celulose na Europa e na América do Norte caíram de 5 a 15% de setembro de 2022 ao início de 2023, devido ao enfraquecimento da demanda global por papel.
Os países nórdicos representaram 60% das exportações totais de celulose da Europa em 2022, um aumento de menos de 50% em 2013.
Mercados globais de madeira sofrem quedas nas regiões da América do Norte
A produção de madeira caiu ano a ano (YoY) em três das quatro principais regiões da América do Norte em 2022.
Quase 38% da madeira da América do Norte é atualmente produzida no sul dos EUA. Isso representa uma participação recorde após 13 anos consecutivos de aumento da produção das serrarias da região.
Em 2022, os mercados de exportação nórdicos foram mistos, com o fortalecimento da demanda por madeira sueca na China dos EUA e na região MENA. A Finlândia foi o único país do norte da Europa que reduziu os embarques em 2022.
A demanda por madeira caiu na Alemanha em 2022, resultando em um declínio de 34% em relação ao ano anterior nas importações de madeira serrada de fibra longa.
Os preços de importação de madeira na China caíram cerca de sete por cento durante 2022. as quedas mais significativas ocorreram na madeira embarcada da Finlândia, Suécia e Canadá.
O valor perdido estimado para a redução da Rússia nas exportações de madeira em 2022 foi de cerca de US$ 1 bilhão.
Mercados globais de biomassa mudam com participação asiática muito mais alta
A Ásia aumentou sua participação nas importações globais de pellets de madeira para um recorde de 32% no 4º trimestre de 2022.
Os preços europeus de pellets de madeira residenciais e industriais caíram no início de 2023, após máximas históricas no final de 2022.
Insights de preços globais da Wood Resources International
A Wood Resources International oferece insights importantes, dados de preços e inteligência de mercado para assinantes com sua plataforma online interativa, preços WoodMarket (WMP) .
O serviço de dados de preços, criado em 1988, tem assinantes em mais de 30 países. A WMP rastreia os preços de toras, celulose, madeira serrada e pellets e relatórios sobre o comércio e os desenvolvimentos do mercado de madeira na maioria das principais regiões do mundo.
A plataforma WMP fornece uma ferramenta única e valiosa para cada empresa e organização que requer atualizações sobre os últimos desenvolvimentos dos mercados globais de produtos florestais.
Fonte: Mais Florestas