Notícias
A indústria madeireira do Vietnã é forte na fabricação, mas ainda precisa dominar o marketing, então é hora de empresas e associações realizarem eventos de promoção comercial em larga escala para atrair compradores a longo prazo.
Por muitos anos, a indústria registrou taxas de crescimento de dois dígitos graças ao mercado global em rápida expansão e à atratividade de sua capacidade de produção, especialmente produtos que exigem trabalhadores qualificados para serem fabricados.
No entanto, devido a essa vantagem, a maioria das empresas do setor concentrou-se apenas na manufatura, sem dar atenção à promoção comercial. Isso significa que as empresas não estão bem cientes das tendências do mercado, deixando-as expostas.
Para se desenvolver de forma sustentável, as empresas e associações devem investir na promoção do comércio, na popularização das marcas, na atualização das informações e na melhoria da capacidade produtiva para atender à demanda dos compradores internacionais.
Le Hoang Tai, vice-diretor da Agência de Promoção Comercial do Ministério da Indústria e Comércio, disse que 2022 foi cheio de dificuldades para as atividades comerciais do Vietnã. Embora a situação esteja prevista para melhorar em 2023, os negócios madeireiros ainda enfrentarão desafios imprevisíveis devido às incertezas globais, competição estratégica entre potências, recessão econômica e inflação crescente em muitos países.
Ele recomendou que empresas e associações trabalhem com ministérios, agências centrais e localidades para organizar feiras e exposições de classe mundial no Vietnã para elevar a posição do setor.
Eles também devem abrir pavilhões vietnamitas em eventos internacionais e respeitáveis em mercados-chave e potenciais como os EUA, UE, Rússia, Japão, República da Coreia, China e Canadá.
Além disso, é necessário promover a capacidade de desenvolver produtos e pesquisar mercados para entender os gostos dos consumidores e os padrões dos mercados importadores, melhorando a competitividade de seus produtos e construindo marcas nacionais para madeira e produtos florestais do Vietnã
Fonte: ITTO/Remade