Voltar

Notícias

09
abr
2023
(INTERNACIONAL)
Plano de Ação Nacional de Biomassa pronto até julho de 2023

O vice-primeiro-ministro e ministro de Plantações e Commodities, Datuk Seri Fadillah Yusof, disse que sua aspiração para o ministério é ter uma economia circular sustentável nesses setores. – foto de Berna

O Ministério de Plantações e Commodities está desenvolvendo um Plano de Ação Nacional de Biomassa que abrange cinco setores, incluindo plantação, agricultura, pecuária, pesca e silvicultura, e deve ser concluído até julho de 2023.

O vice-primeiro-ministro e ministro de Plantações e Commodities, Datuk Seri Fadillah Yusof, disse que sua aspiração para o ministério é ter uma economia circular sustentável nesses setores.

“Isso ocorre pelo uso sistemático e processamento de biomassa em produtos de alto valor agregado que podem gerar receita adicional para a indústria como um todo”, disse ele em seu discurso de abertura na Conferência e Exposição de Perspectivas de Preços de Óleos de Palma e Láurico 2023 ( POC2023) aqui, hoje.

Elaborando à imprensa, Fadillah disse que como a biomassa compreende vários itens, é preciso estudar como as sobras podem ser transformadas em alimentos, fertilizantes, energia e assim por diante.

“Precisamos ter os dados relevantes porque a partir desses dados sabemos o que usar, como usar e assim por diante.

“Além disso, o ministério também está estudando como ajudar os pequenos produtores a aumentar sua renda e serem mais sustentáveis, unindo suas forças em zoneamento ou joint-ventures mais econômicos e capazes de monitorá-los em termos de rastreabilidade e boas práticas”, disse ele. disse.

Fadillah disse que um dos projetos de alto impacto que seriam embarcados pelo Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB) dentro do 12º Plano da Malásia seria a produção de lignocelulose a partir de biomassa que poderia ser utilizada em vários setores, como alimentício, farmacêutico e cosmético .

Enquanto isso, o ministro também instou a indústria a se concentrar mais no avanço tecnológico dentro do setor de commodities agrícolas, investindo e desenvolvendo soluções de ponta para impulsionar o uso de mecanização e automação, dado o preço estável do óleo de palma que contribuiu para maiores lucros tão distante.

Durante a apresentação do Orçamento de 2023 em 24 de fevereiro de 2023, o governo anunciou que forneceria RM50 milhões em doações equivalentes para promover a automação no setor de plantações por meio do uso de robótica e inteligência artificial.

Sobre a questão do Regulamento Europeu Livre de Desmatamento (EUDR), que lista o óleo de palma como uma das commodities que impulsionam o desmatamento, Fadillah disse que o governo e a indústria não estão tratando o assunto levianamente e estão trabalhando de mãos dadas para combater esse problema negativo. campanha e narrativa injusta, que é vista como nada menos que uma tentativa de criar outra barreira comercial para o óleo de palma.

“Estamos até unindo forças com outros países produtores de óleo de palma para garantir que nosso óleo de palma não seja deturpado.

“Dito isso, a indústria de óleo de palma da Malásia deve continuar seus esforços contínuos para garantir que a produção de óleo de palma não afete negativamente o bem-estar ambiental.

“Também é pertinente que a indústria de óleo de palma da Malásia continue a apoiar a produção de óleo de palma sustentável, em particular, o óleo de palma sustentável da Malásia (MSPO), em linha com a demanda mundial”, disse ele.

Em 31 de janeiro de 2023, Fadillah observou que a adoção do MSPO foi bem recebida pela indústria, já que mais de 97% das áreas plantadas de óleo de palma e mais de 98% das fábricas de óleo de palma na Malásia foram certificadas pelo MSPO .

Em 2022, a Malásia produziu 18,45 milhões de toneladas métricas de óleo de palma bruto (CPO), um aumento de 1,9% em relação a 2021, para 18,12 milhões de toneladas métricas.

A receita total de óleo de palma e outros produtos à base de palma em 2022 foi de RM135 bilhões, um aumento de 24,4%, em comparação com RM108,52 bilhões em 2021 devido aos preços de exportação mais altos em 2022. – Bernama

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble