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O valor das exportações de móveis e artesanatos chegará a US$ 2,8 bilhões em 2022. O governo espera que o valor das exportações de móveis aumente nos próximos anos e atinja a meta de US$ 5 bilhões em 2024.
Na abertura da Exposição Internacional de Móveis da Indonésia (IFEX) de 2023 em Jacarta o Ministro Coordenador da Economia, Airlangga Hartarto, disse que a indústria de móveis da Indonésia tem fortes concorrentes, como China e Vietnã, por isso precisa continuar a aumentar sua competitividade e produtividade.
"O céu é o limite para esta indústria que é geradora de divisas (para a Indonésia)", disse Airlangga em comunicado à imprensa.
O Ministro Coordenador da Airlangga destacou ainda os desafios que ainda se colocam à indústria do mobiliário, nomeadamente a disponibilidade de matérias-primas, a inovação do design do produto, a criação de acordo com os gostos do mercado, o aumento da competência dos recursos humanos e a utilização de tecnologia adequada, especialmente relacionada para a sustentabilidade ambiental.
As barreiras às matérias-primas são um problema clássico que deve ser resolvido porque é necessário para as MPMEs. "Também foi discutido com o presidente que o sistema de verificação da legalidade da madeira (SVLK) é de responsabilidade do governo, especialmente para as MPMEs, e o orçamento está no Ministério do Meio Ambiente e Florestas. O SVLK é permitido (a ser implementado), mas não sobrecarregue os empresários", disse Airlangga.
Para atingir a meta de exportação de US$ 5 bilhões em dois anos, o ministro da Indústria (Menperin), Agus Gumiwang Kartasasmita, transmitiu políticas de apoio ao Ministério da Indústria (Kemenperin), incluindo a garantia de fornecimento de matérias-primas e materiais de apoio, aumento tecnológico competências e capacidade de RH, incentivos fiscais, desenvolvimento de design e facilitação de participação em exposições. Enfrentando desafios e constrangimentos na indústria do mobiliário, este subsector deve aproveitar o momento de expansão do mercado interno como uma oportunidade para dominar o mercado nacional.
“Isso também é para reduzir a dependência de produtos importados que chegará a US$ 495,7 milhões em 2022”, disse Agus.
Agus revelou que o Ministério da Indústria tem duas estratégias para aumentar a competitividade da indústria moveleira no cenário internacional. Primeiro, os esforços para desviar o mercado de exportação afetado pela recessão para o mercado interno. Essa estratégia pode ser executada de forma eficaz, considerando que os consumidores de móveis domésticos, especialmente a classe média, continuam crescendo junto com a melhora do setor imobiliário e hoteleiro.
Isso também é suportado pelo consumo de gastos do governo por meio do uso de produtos com Nível de Componente Nacional (TKDN) de acordo com o Programa de Ampliação do Uso de Produtos Nacionais (P3DN). Isso oferece uma oportunidade para os players da indústria moveleira aumentarem o controle do mercado doméstico.
Fonte: ITTO/Remade