Notícias
Quem disse que só de concreto se faz um prédio? As construções que você verá a seguir unem sustentabilidade, design e inovação com o material que é tendência mundial
Quando se fala em prédio, qual o primeiro material que lhe vem a cabeça? Certamente o concreto. Mas engana-se quem pensa que ele é o único método construtivo para grandes edificações. Na verdade, atualmente já existem outras opções, algumas delas ainda mais sustentável do que o cimento. É o caso da madeira, cada vez mais empregada na construção de edifícios ao redor do mundo.
A madeira é tida como uma alternativa de menor impacto ambiental para a construção civil por ser renovável e estar em uma cadeia produtiva de absorção de dióxido de carbono pelas árvores. Sendo assim, torna-se um material atrativo para projetos de prédios comerciais, torres de apartamentos ou extensão de shoppings. Seja maciça ou complementada por materiais como aço e o concreto, a madeira está no radar das principais construtoras e empreiteiras do planeta. A seguir, conheça os 10 prédios mais altos do mundo construídos com o material que é tendência global:
Ascent, EUA
Edifício Ascent, em Wisconsin. Projetado pelo estúdio Korb + Associates Architects — Foto: Divulgação
Com 86 metros de altura e localizado em Wisconsin, o Ascent foi projetado pelo estúdio americano Korb + Associates Architects. O prédio possui base de concreto e todo o restante de sua estrutura é de madeira laminada cruzada (CLT) e madeira laminada colada (MLC ). Os 25 andares abrigam apartamentos luxuosos e espaços comerciais.
Mjøstårnet, Noruega
Edifício Mjøstårnet, em Brumunddal. Projeto assinado por Voll Arkitekter — Foto: Moelven
Construído em 2019, o Mjøstårnet tem 84,5 metros de altura e está localizado em Brumunddal - área norueguesa que possui indústria de processamento de madeira. O edifício é composto por colunas de MLC e seu elevador é de madeira laminada cruzada.
HoHo Wien, Áustria
Edifício HoHo Wien, na Áustria. Projeto assinado por RLP Rüdiger Lainer + Partner — Foto: Baudevelopment
A RLP Rüdiger Lainer + Partner projetou o edifício HoHo Wien com três blocos e torres conectadas, formando um L, cada um com seu núcleo de concreto sustentando a estrutura de madeira. Com cerca de 75% da estrutura construída com madeira, o prédio tem 84 metros de altura.
Haunt, Holanda
Prédio residencial Haunt, na Holanda. Projetado por Team V Architecture — Foto: Divulgação
Projetado em 2022, o edifício residencial Haunt possui 21 andares e 73 metros de altura. Pisos e paredes internas estruturais de madeira laminada cruzada estão entre os diferenciais, além da fachada toda de vidro e seu núcleo e subsolo de concreto. Há ainda um jardim na cobertura com armazenamento de água da chuva e 1.500 metros de painéis solares em seu telhado e fachada, alcançando uma classificação de sustentabilidade BREEAM Outstanding.
Sara Kulturhus Centre, Suécia
Sara Kulturhus Centre, na Suécia. Projeto assinado pelo escritório White Arkitekter — Foto: Ossip van Duivenbode
Localizado em Skelleftea, na Suécia, o Centro Sara Kulturhus conta com 72,8 metros de altura e é feito com CLT e MLC (madeira laminada colada). O edifício foi projetado pelo escritório White Arkitekter para não emitir carbono em sua composição e ao longo de sua vida útil.
De Karel Doorman, Holanda
Edifício De Karel Doorman, na Holanda. Projetado pelo escritório Ibelings Van Tilburg Architecten. — Foto: Peter Clarke
Construído originalmente na década de 1940 para tornar-se um shopping, este edifício ganhou vida nova após restauração feita pelo escritório Ibelings Van Tilburg Architecten. Antes da intervenção, o prédio estava pronto para a demolição, mas a equipe optou por não derrubá-lo e evitar a retirada de 15 mil toneladas de concreto. Atualmente, o edifício abriga 114 apartamentos e sua estrutura é híbrida, com madeira e aço.
55 Southbank Boulevard, Austrália
Prédio 55 Southbank Boulevard, na Austrália. Projeto assinado pela Bates Smart. — Foto: Divulgação
Localizado em Melbourne, este prédio de 69,7 metros de altura foi reformado pela Bates Smart, que o aprimorou com uma estrutura de madeira CLT 10 andares acima do edifício de concreto. Concluído em 2020, o prédio tem a primeira extensão de madeira laminada cruzada da Austrália.
Arbo, Suíça
Prédio estudantil Arbo, na Suíça. Projetado pelo escritório Manetsch Meyer Architekten. — Foto: Divulgação
O escritório de arquitetura Manetsch Meyer Architekten projetou três prédios para o campus da Lucerne University of Applied Sciences and Arts, em Risch-Rotkreuz. Duas das três construções tem sua estrutura composta por madeira e concreto, possuindo 60 metros de altura. Em 2019, Arbo era considerado o maior edifício de madeira maciça da Suíça.
Eunoia Junior College, Singapura
Prédio escolar Eunoia Junior College, em Singapura. Projeto assinado pela empresa CPG Consultants. — Foto: Divulgação
Com 56 metros de altura, o Eunoia Junior College engloba uma torre de 10 andares e uma de 12. Suas paredes externas são estruturadas com CLT e revestidas com alumínio, combinadas com pisos feitos de concreto e vigas de madeira laminada.
Brock Commons Tallwood House, Canadá
Prédio estudantil Brock Commons Tallwood House, no Canadá. Projeto assinado pelo escritório Acton Ostry Architects. — Foto: Foto: Michael Elken
Localizado em Vancouver, o edifício de 53 metros de altura tem sua estrutura a partir de concreto e painéis de CLT e MLC. O escritório Acton Ostry Architects projetou esta residência estudantil para provar que a madeira engenheirada é uma opção viável para a construção de arranha-céus.
Por Maria Mesquita ia
Fonte: casavogue.globo.com