Notícias
Em meados de março, muitas regiões do continente enfrentaram mais uma compra de mau tempo. Enquanto isso, os estados densamente povoados do sul dos EUA aumentaram a atividade de construção.
A demanda por materiais de madeira permaneceu um pouco fraca, mas os fornecedores agendaram vendas suficientes para manter os preços em geral, mesmo em relação à semana anterior. As serrarias alegaram ter estendido os arquivos de pedidos para duas semanas ou mais, mas os revendedores suspeitaram que isso poderia ser um exagero.
No entanto, a capacidade dos fabricantes de descartar contra-ofertas sugeria que seus arquivos de pedidos se estenderiam muito em breve. Os atrasos no transporte continuaram, pois o mau tempo permaneceu por mais uma semana.
Em meio a um mercado mole, os traders do Western S-P-F nos EUA observaram volumes de vendas melhores em meados de março. Os produtores mostraram um pouco mais de confiança, pois continuaram pedindo preços nos níveis da semana anterior ou em ambos os lados.
Apesar do tumulto bancário, os compradores buscaram ativamente cobertura de curto prazo para preencher lacunas em seus estoques. Os jogadores expressaram suas preocupações de que a intervenção do governo no sistema financeiro afetaria negativamente o investimento e o crescimento no setor imobiliário. Tendo feito negócios suficientes para estender os pedidos até a primeira semana de abril, os produtores estavam cada vez menos interessados em aceitar contra-ofertas.
Os preços da madeira S-P-F no oeste do Canadá se estabilizaram, pois os fornecedores relataram uma equação de oferta e demanda mais equilibrada. As vendas de baixo teor continuaram a superar o padrão e alto teor. Os clientes industriais permaneceram mais ativos do que os do jogo #2&Btr. Embora o aumento da construção na primavera ainda não tenha se concretizado, os fornecedores estavam mais confiantes em sua iminência devido às previsões de longo prazo mostrando padrões climáticos mais quentes em muitas áreas-chave.
A demanda pelo mercado de painéis S-P-F do leste foi praticamente a mesma da semana anterior, com o desincentivo adicional da queda nos preços do compensado. Os compradores sentiram cheiro de sangue e ficaram felizes em esperar e ver até onde essa correção poderia ir. Os preços do Oriented Strand Board ficaram estáveis em meio a um conto de dois mercados; onde a demanda do leste do Canadá permaneceu reduzida por enquanto, enquanto vários mercados importantes ao sul da fronteira estavam ganhando vida. Os detentores de estoque em Ontário e Quebec esperavam que o clima mais quente derretesse as pilhas de neve que consumiam o espaço do quintal. Os fornecedores de OSB e compensado no oeste do Canadá não tinham muitas novidades a relatar. Atacadistas e distribuidores no Lower Mainland British Columbia puderam comprar OSB mais barato do que os níveis de impressão pela primeira vez em várias semanas. Enquanto isso, os preços da madeira compensada caíram cerca de cinco pontos, à medida que os produtores abordavam seus supostos arquivos de pedidos do início de abril e tentavam despertar algum interesse.
Em comparação com a mesma semana do ano passado, quando era de US$ 1.330 mfbm, o preço do Western Spruce-Pine-Fir 2×4 #2&Btr KD (RL) para a semana encerrada em 17 de março de 2023, esse preço caiu em -$ 966, ou -73%. Comparado a dois anos atrás, quando era $ 1.040, o preço daquela semana caiu - $ 676, ou -65%.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet