Voltar

Notícias

24
mar
2023
(INTERNACIONAL)
Comércio de madeira da África Ocidental em transição

O comércio de madeira da África Ocidental está em transição para uma nova norma Com apenas alguns países exportando volumes significativos de toras , o comércio de madeira da África Ocidental está em transição para uma nova norma. O aumento previsto da procura por parte dos compradores na China ainda não se concretizou, pelo que os produtores não viram uma oportunidade para aumentar os preços. Foi relatado que houve uma ligeira queda na demanda por okoume para o mercado das Filipinas, o que afetará os produtores no Gabão. como cerca de 60% das exportações de okoume são para o mercado das Filipinas .

A proibição das exportações de toras na região estimulou a demanda por serrarias móveis . Entende-se que um fabricante belga de moinhos móveis tem uma carteira de pedidos completa para entrega de máquinas a compradores em Camarões e Gabão e a empresa teria estabelecido uma fábrica de montagem em Camarões.

Fontes comerciais citando números da autoridade florestal dizem que existem 233 serrarias no Gabão, incluindo usinas cortadas apenas para o mercado interno .

Nos Camarões, a temporada de Harmattan continua trazendo clima seco e empoeirado que pode interromper a produção. No sul ainda se fala de algumas pancadas de chuva. A produção de toras está em declínio e as colheitas são mais seletivas para atender à demanda atual nos mercados internacionais .

Fonte: ITTO/Remade

Jooble Neuvoo