Voltar

Notícias

18
mar
2023
(GERAL)
Resíduos florestais produzem hidrogênio verde

A biomassa lenhosa se origina de árvores, incluindo caules, galhos, cascas, bem como de corte florestal – a tecnologia e os materiais desenvolvidos neste projeto podem ajudar a resolver o problema da madeira de corte arrastada das florestas por chuvas fortes. Juntamente com os resíduos da fabricação de produtos tradicionais de madeira, pode ser usado como combustível sólido para energia ou convertido em combustíveis líquidos, combustíveis gasosos e produtos químicos por meio de várias tecnologias.

Estudante de doutorado em Engenharia Química e de Processos, a pesquisa de Chichi Zhang concentra-se em como converter a biomassa lenhosa em um produto de gás rico em hidrogênio com maior rendimento de hidrogênio. O processo termoquímico adotado em sua pesquisa é conhecido como gaseificação de vapor de biomassa em loop químico.
Zhang Chichi Zhang

“Temos usado temperaturas de até 1.000°C no processo e, ao adicionar óxidos metálicos, podemos aumentar o rendimento do hidrogênio em mais de 50%. Esses óxidos metálicos podem ser usados várias vezes no processo de biomassa de loop químico”, diz Zhang.

O gás rico em hidrogênio produzido pela pesquisa será posteriormente processado para converter outros gases, como monóxido de carbono e metano, em hidrogênio e dióxido de carbono.

Embora o conceito dessa tecnologia tenha sido proposto em estudos anteriores, Zhang desenvolveu um novo óxido metálico que tem uma vida ativa mais longa.

“Os óxidos metálicos são a chave para o desenvolvimento dessa tecnologia, mas o problema comum é que sua vida útil geralmente é curta, o que limita a aplicação prática se não puderem ser usados novamente”, diz ela.

Seu projeto é a primeira parte de um processo integrado para produzir hidrogênio verde a partir de biomassa lenhosa. Eventualmente, a mistura de hidrogênio e dióxido de carbono será separada para produzir hidrogênio puro e dióxido de carbono puro. As últimas partes do processo estão sendo investigadas por outros membros da equipe de pesquisa da UC, liderada pelo professor Shusheng Pang, supervisor sênior de doutorado de Zhang.

Zhang diz que o hidrogênio de alta pureza é um portador de energia limpa, mas não existe naturalmente na Terra. “Portanto, é importante produzir hidrogênio verde para ajudar a reduzir as emissões de carbono. Até o momento, a principal tecnologia para produzir hidrogênio é a reforma a vapor do metano, mas o metano não é renovável”.

A pesquisa de Zhang faz parte de um programa de pesquisa mais amplo que avalia o desempenho técnico, econômico e ambiental geral da produção de hidrogênio e sua viabilidade comercial.

Por Larry Adams

Fonte: Woodworkingnet

Jooble Neuvoo