Notícias
Em janeiro de 2023, a exportação vietnamitas de madeira e derivados caiu fortemente porque muitos dos principais mercados do mundo ainda enfrentavam alta inflação, o que reduziu a demanda do consum
Dificuldades cercaram a indústria de exportação de madeira e derivados em janeiro de 2023 porque os principais mercados do mundo ainda enfrentavam alta inflação.
Segundo estatísticas do Departamento Geral de Alfândegas, o valor das exportações de madeira e derivados em janeiro de 2023 atingiu US$ 806 milhões, queda de 38,4% em relação a dezembro de 2022 e queda de 48,6% em relação ao mês anterior. No qual, o valor das exportações de produtos de madeira atingiu 491,7 milhões de dólares, uma queda de 43,8% em relação a dezembro de 2022 e uma queda de 58,1% em relação a janeiro de 2022.
Notavelmente, todos os produtos de madeira e produtos de madeira exportados para os mercados diminuíram em janeiro de 2023. Na liderança estiveram as exportações para o mercado norte-americano com 367,3 milhões de dólares, uma queda de 60,4% em relação a janeiro de 2022; Seguido pelo mercado chinês atingiu 132,9 milhões de dólares, uma queda de 1%; O Japão atingiu 129,1 milhões de dólares, uma queda de 12,9%...
O Departamento de Importação e Exportação espera que o setor imobiliário nos EUA permaneça fraco em 2023, reduzindo a demanda dos EUA por móveis de madeira, que é o principal fator que impulsiona as exportações de madeira e produtos de madeira do país. O Vietnã para os EUA desacelerará em 2023.
A oferta abundante e os altos estoques nos mercados, especialmente no Japão e na Coréia, levaram à desaceleração da tendência de pedidos e à queda dos preços de exportação de materiais de madeira. Embora o mercado chinês tenha reaberto, a cadeia de suprimentos doméstica não se recuperou totalmente, o que contém muitos riscos.
Notavelmente, os principais mercados de exportação, como EUA e UE, continuaram a reduzir a demanda de importação devido aos efeitos da inflação, recessão econômica e baixa confiança do consumidor.
Para o mercado da UE, a UE chegou recentemente a um acordo sobre um novo projeto de lei, proibindo as empresas de exportar para o mercado europeu produtos agrícolas relacionados ao desmatamento global, incluindo produtos de madeira.
Com a situação atual, o Departamento de Importação-Exportação prevê que a exportação de madeira e derivados em 2023 não seja muito otimista, já que pessoas de outros países continuam apertando seus gastos sob a pressão da inflação.
Embora os produtos de móveis de madeira da UE sejam importados principalmente de mercados fora da UE, como móveis de sala de estar e sala de jantar... Esses são todos os produtos em que o Vietnã tem pontos fortes.
No entanto, a quantidade de móveis de sala de estar e sala de jantar importados do Vietnã representou apenas 7,4% da quantidade total de móveis de sala de estar e sala de jantar da UE importados de mercados fora da UE; as cadeiras com estrutura de madeira representaram 13% do total de cadeiras com estrutura de madeira; móveis de quarto representaram 3,2%.
Recentemente, o Ministério da Indústria e Comércio tem trabalhado ativamente em estreita colaboração com ministérios, filiais e localidades em todo o país para implementar muitas atividades de promoção comercial para apoiar a indústria madeireira e de produtos florestais para promover o desenvolvimento do mercado, construindo e promovendo a marca de madeira vietnamita produtos através do Programa Nacional de Promoção Comercial, o Programa Marca Nacional, o Programa de apoio às empresas para melhorar a capacidade de concepção e desenvolvimento de produtos.
Junto com isso, o Ministério da Indústria e Comércio direcionou as unidades funcionais sob o Ministério, especialmente o sistema de acordos comerciais e as organizações vietnamitas de promoção comercial no exterior para apoiar regular e prontamente as empresas vietnamitas. , associações da indústria madeireira capturam informações de mercado, necessidades de exportação e importação , aproveite os FTAs assinados para ter planos e estratégias de exportação e acesso a mercados.
Ao mesmo tempo, alerta precoce sobre barreiras comerciais, políticas protecionistas nos mercados e acompanhamento de empresas em casos relacionados a remédios comerciais.
Fonte: ITTO/Remade