Notícias
Em 2022, com o apoio da Organização Internacional das Madeiras Tropicais (ITTO) e do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), está a ser publicado pelo Secretariado do GTI um Índice Global da Madeira (GTI ) como o implementador agência. No primeiro ano de operação , 7 países da Ásia, África e América Latina foram selecionados como países-piloto, incluindo Indonésia, Malásia, Gabão, República do Congo, Brasil, Peru e China.
Em janeiro de 2023, o relatório Global Timber Index (GTI) mostra que, afetado pelo feriado de Ano Novo e pela estação chuvosa contínua , o índice GTI dos países produtores de madeira como Indonésia, Malásia, Gabão, ROC, Brasil, México estava abaixo do nível crítico (50%), indicando que as operações comerciais das empresas madeireiras encolheram a partir de dezembro. 2022.
O relatório que acompanha o índice diz que o governo brasileiro está buscando ativamente medidas para recuperar a economia, como buscar a assinatura de um acordo entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a UE até meados de 2023.
Os dados de importação e exportação do Brasil para 2022 mostraram uma boa tendência de desenvolvimento em janeiro de 2023. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações totais do Brasil em 2022 foram de US$ 335 bilhões, um aumento de 19,3 % em relação a 2021.
O volume total importado foi de US$ 272,7 bilhões, um aumento de 24,3% em relação a 2021. O superávit comercial do Brasil subiu para US$ 62,3 bilhões em 2022, o maior valor desde 1989 e a alta dos preços internacionais das commodities foi o maior fator para o superávit comercial em 2022. Em janeiro de 2023, devido à turbulência política doméstica, houve uma queda na demanda das empresas madeireiras. O declínio também foi devido a feriados prolongados e, para alguns países, ao mau tempo.
Em janeiro, a produção da indústria madeireira brasileira continuou a desacelerar e as empresas madeireiras relataram problemas como a taxa de câmbio instável , menor demanda na Europa e na América do Norte e menores vendas. preços do que custos. As empresas madeireiras tinham como objetivo reduzir custos internos , buscar novos clientes e fortalecer o controle de qualidade dos produtos.
Fonte: ITTO/Remade