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Notícias

28
fev
2023
(INTERNACIONAL)
Mercado não tradicional torna-se alvo da Indonésia

Mercado não tradicional torna-se alvo da Indonésia para aumentar as exportações de madeira para a União Europeia, biomassa potencial a ser cultivada

Mercados não tradicionais, como Bulgária, Lituânia, Eslovênia e outros países do Leste Europeu, visam aumentar as exportações de produtos madeireiros indonésios para a União Européia.

Os produtos de madeira exportados também serão expandidos para incluir pellets de madeira, além de produtos convencionais, como papel, painéis e móveis.

A afirmação foi feita no encontro “Socialização de Oportunidades e Desafios para a Exportação de Produtos Florestais na Europa” que foi realizado pelo Ministério das Relações Exteriores de forma híbrida, segunda-feira, 30 de janeiro de 2023.

Na ocasião estiveram presentes o Embaixador da Indonésia na Bélgica, simultaneamente Luxemburgo e União Europeia, Andri Hadi e o Subchefe da Missão da Embaixada da Indonésia em Bruxelas, Sulaiman Syarif, bem como Representantes da República da Indonésia em vários países europeus.

Indroyono Soesilo, presidente do Fórum de Comunicação da Comunidade Florestal da Indonésia (FKMPI), que também é presidente da Associação de Empresários Florestais da Indonésia (APHI), disse que, com base em dados do Ministério do Meio Ambiente e Florestas (KLHK), as exportações da Indonésia para a UE apresentou uma tendência positiva ao longo de 2022.

“O valor chegou a US$ 1,27 bilhão, um aumento de 8% ano a ano em relação a 2021”, disse Indroyono.

O mercado da UE é realmente muito grande. Sua avaliação é estimada em US$ 51 bilhões por ano.

Os países desenvolvidos tradicionalmente consumidores de madeira, como Holanda, Bélgica, Alemanha, além da Inglaterra, são os principais mercados.

No entanto, em 2022, houve um fenômeno interessante na forma de uma demanda vertiginosa por produtos de madeira da Indonésia nos países do Leste Europeu.

Na Bulgária houve um aumento de até 110%, Croácia 400%, Lituânia 127% e Eslováquia 768%.

Mesmo que o valor ainda esteja longe em relação aos países que são mercados tradicionais, o crescimento mostra coisas extraordinárias.

ndroyono disse que o crescimento em países de mercado não tradicional é uma oportunidade para aumentar as exportações em meio aos desafios econômicos de 2023.

“Portanto, há países com crescimento muito alto. Se você conseguir a fórmula, certamente é extraordinário", disse ele.

Informações da Embaixada da Indonésia em Bratislava, o aumento na demanda por produtos de madeira na Eslováquia ocorre porque o país está construindo intensamente apartamentos, por isso precisa de muitos produtos de madeira como material de construção.

Por outro lado, a oferta de produtos de madeira provenientes da Polónia também diminuiu. Os produtos de madeira da Indonésia também foram escolhidos porque têm preços competitivos, além de boa qualidade.

Outro fenômeno que ocorre a partir do recorde de exportação em 2022 é o aumento da demanda por produtos de cavacos de madeira com crescimento chegando a 235%.

Acredita-se que isso esteja relacionado à tendência de usar biomassa para geração de energia e necessidades de aquecimento de ambientes.

"O valor do aumento da demanda por cavacos de madeira ainda é de milhares de dólares, mas o crescimento é extraordinário", disse.

O subchefe da Missão da Embaixada da Indonésia em Bruxelas, Sulaiman Syarif, disse que o aumento do valor das exportações para a UE foi a sabedoria por detrás da pandemia de Covid 19.

“Muitas pessoas precisam ficar em casa, então, no final, optam por atualizar suas casas e móveis”, disse ele.

Sulaiman continuou, para continuar a aumentar o mercado na UE, há várias condições que se espera que sejam antecipadas.

Entre eles estão as disposições antidesmatamento da UE (Cadeia de Fornecimento Sem Desmatamento da União Europeia (EU-DFSC).

Sulaiman está otimista de que a implementação do EUDR não prejudicará as commodities madeireiras da Indonésia porque o Sistema de Verificação de Legalidade e Sustentabilidade (SVLK) foi desenvolvido. O sistema foi reconhecido pela UE por meio de um acordo voluntário de parceria FLEGT.

Embaixador da Indonésia na Bélgica, juntamente com Luxemburgo e União Europeia, Andri Hadi, para aumentar o comércio com a UE, o governo também continuará a pressionar pela conclusão das negociações do Acordo de Parceria Abrangente Indonésia-União Européia (IEU CEPA).

“O mercado da UE é único e cheio de desafios. Mas estamos otimistas de que podemos aumentar nosso mercado lá”, disse Andri. *

Fonte: ITTO/Remade

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