Notícias
Com o fim dos "lockdowns" na China e com os feriados do Ano Novo Lunar sobre os produtores que anteciparam um aumento nas encomendas para o mercado chinês, isso ainda não se concretizou. Agora, os produtores estão olhando para o final de fevereiro ou mesmo março, antes de esperarem que a demanda melhore.
Nos Camarões, os produtores estão a tentar adaptar-se aos elevados direitos de exportação , juntamente com o tratamento dos requisitos administrativos ao abrigo dos regulamentos CITES recentemente impostos sobre uma variedade de espécies , incluindo khaya e doussie, pachyloba e padouk.
No momento , os importadores não estão mostrando interesse em absorver parte do maior custo de transação de exportação por meio de melhores preços. Relatórios sugerem que o mercado de khaya é muito maçante, mas que ainda há algum interesse em doussie e padouk para o mercado belga .
Os produtores de Padouk estão ocupados moendo estoques de toras para serem enviados até o final deste mês, mas, mais uma vez, o espaço de transporte tornou-se um problema.
Tal como anteriormente referido para os Camarões para as espécies actualmente abrangidas pela CITES, os operadores devem apresentar à administração florestal o inventário florestal e os dados relativos às unidades populacionais de toras colhidas à administração florestal antes de 23 de Fevereiro. Essas informações serão usadas para determinar a estimativa do volume de madeira serrada que provavelmente estará disponível para exportação.
Fonte: ITTO/Remade