Voltar

Notícias

16
fev
2023
(GERAL)
Demanda aquecida no setor florestal abre vagas para cursos técnicos no Senai

Em entrevista, o diretor do Senai de Três Lagoas (MS), Rodrigo Bastos, explicou que as formações são oferecidas por meio de uma parceria muito estreita com as indústrias

De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o setor florestal em Mato Grosso do Sul é responsável por gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos.

Nesse sentido, a unidade do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Três Lagoas possui diversos cursos técnicos, sendo a maioria deles voltados para a área florestal, considerando que o mercado está aquecido com a instalação de novas fábricas de celulose na região – como a nova unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo e a nova fábrica da Arauco em Inocência. A cidade de Três Lagoas já possui duas fábricas de celulose instaladas e em funcionamento, uma da Eldorado e uma da Suzano.

Em entrevista, o diretor do Senai, Rodrigo Bastos, explicou que, em geral, as formações são oferecidas por meio de uma parceria muito estreita com as indústrias. Isso faz com que a capacitação seja mais eficaz e os alunos conseguem aproveitar melhor as oportunidades do mercado de trabalho.

“Nós temos muitas oportunidades para este ano na área florestal. As empresas estão crescendo bastante as suas áreas de plantio, então o nosso foco tem sido grande para esta área. Isso sem deixar de atender a indústria também”, explicou Bastos.

O Senai é considerado o maior complexo de educação profissional da América Latina. Os cursos de formação oferecidos abrangem 28 áreas da indústria brasileira desde a iniciação profissional, passando pela graduação até a pós-graduação tecnológica.

“Então toda a parte de manutenção, operação nós estamos com vários cursos técnicos abertos para atender. Vamos desde curso de mecânica, eletrotécnica, automação, celulose e papel, química. Temos também técnico em floresta que estamos também com bastante oportunidades este ano”, completou o diretor.

Segundo ele, os cursos são realizados em parceria direta com a indústria, sendo específicos para atender algumas demandas, então o público já chega ao curso bem direcionado,, com conhecimentos prévios sobre a área de atuação e interesse em atuar na área, o que gera um índice de evasão bem pequeno.

“Quando a pessoa sabe onde quer chegar, sabe quais as oportunidades que tem para aquela formação a nossa assertividade é bem maior. Então a gente busca realmente orientar os nossos alunos para tentar direcionar para a melhor área com a qual ele tenha mais afinidade. Para que a gente consiga entregar para o mercado melhores profissionais e uma maior quantidade de pessoas formadas”, disse Rodrigo.

O diretor indica ainda que mais de 80% dos alunos do Senai são direcionados para a área de formação, atuando no mercado de trabalho. “O aluno está aprendendo o que ele realmente vai executar. Trabalhamos a teoria, todo um contexto transversal de formação levando em consideração a segurança, o trabalho em equipe. A gente forma realmente um profissional mais completo e que ele tenha realmente essa visão de produção e de resultado. Isso faz a diferença na hora da empresa contratar”, explicou Bastos.

Saiba mais em http://www.ms.senai.br/.

Fonte: Portal Celulose

Neuvoo Jooble