Notícias
Técnica simples reproduz o que acontece na natureza e ajuda a deixar as árvores mais fortes e felizes!
Como já afirmou Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Quando observamos o ciclo das plantas em uma floresta vemos que as folhas, frutos e galhos que caem, ficam justamente ao redor da árvore de onde vieram. E ali se decompõem, transformando-se em nutrientes para fortalecer a árvore que vai seguir gerando folhas, flores, frutos e galhos. Quando falamos em jardinagem, seguir o que a natureza ensina é uma das técnicas mais certeiras.
Na linguagem humana, a reprodução deste processo ganhou um nome em inglês: chop-and-drop, algo como corte e solte. E esta é uma técnica eficaz, fácil e barata para adubar suas plantas, mais um exemplo de como as soluções baseadas na natureza são simples e extremamente eficientes.
Corte e solte, literalmente
Para que as plantas cresçam fortes e bonitas, a poda correta é fundamental. O que sobra desta poda (restos de galhos, folhas ou flores) pode ser reaproveitado para enriquecer o solo ao redor de árvores e plantas, oferecendo matéria orgânica para que a vida se mantenha equilibrada, garantindo a biodiversidade e os nutrientes necessários para as raízes.
Para melhorar, esta opção pode substituir o uso de fertilizantes ou pesticidas comerciais, que têm um impacto ambiental negativo e são perigosos para a nossa saúde. Você economiza com produtos de jardinagem e ainda ganha em qualidade.
Além da atrair insetos e microorganismos benéficos para o solo, a técnica ainda garante uma aparência natural ao jardim. Os nutrientes são bem aproveitados porque vão sendo liberados lentamente no solo, e a camada de matéria orgânica evita que a chuva arraste a terra e faz com que a água evapore mais lentamente, mantendo a umidade do solo. Para melhorar, esse é um jeito super fácil de reaproveitar resíduos que seriam descartados.
Por: Natasha Olsen
Fonte: Ciclo Vivo