Notícias
Em dezembro de 2022, o relatório Global Timber Index (GTI) mostrou que o mercado global de madeira ainda estava sob os efeitos das incertezas na economia global e da queda da demanda global.
O índice GTI para os países produtores de madeira Malásia, Gabão, República do Congo, Brasil e México em dezembro ficou abaixo do nível crítico de 50%, o que representa que a produção e as operações de madeira caíram em relação ao mês anterior.
Do lado da oferta, com exceção do México, cujas atividades de colheita, processamento e manufatura de madeira estavam aumentando, as taxas mais baixas de colheita e produção na Malásia, Gabão, República do Congo e Brasil continuaram. A fraca procura internacional, entre outros, continua a ser um problema que assola estes países.
Além disso, as empresas participantes do GTI na Malásia, Gabão, República do Congo e Brasil também expressaram seu desejo de reduzir impostos e taxas. Os do México apontaram que as importações em larga escala produziram um "efeito de compressão" em seu comércio doméstico de madeira.
Na China, a demanda doméstica recuperou depois que o governo ajustou sua política de prevenção e controle do COVID-19 no início de dezembro e também introduziu políticas de estímulo imobiliário. Como as atividades de produção estão se recuperando nas empresas madeireiras da China, o GTI da China estava acima do nível crítico de 50.
Fonte: ITTO/Remade