Notícias
Com o início de um novo ano de 2023, as vendas de madeira continuaram com o ritmo lento que terminou no ano passado. Isso é normal para a estação, principalmente devido ao clima de inverno muito rigoroso em todo o continente. O inverno geralmente não é um bom momento para construção e construção de casas. Vários operadores de grande volume, especialmente na Colúmbia Britânica, reduziram a produção e reduziram a fabricação de madeira por alguns meses, e continuam a fazê-lo no início de janeiro. Essa desaceleração está deixando a oferta mais alinhada com a demanda e potencialmente evitando que os preços da madeira caiam ainda mais em um mercado sazonal normalmente fraco.
Na semana encerrada em 6 de janeiro de 2023, o preço do item de referência de madeira macia Western Spruce-Pine-Fir 2 × 4 #2&Btr KD (RL) foi de US$ 352 mfbm, uma queda de -$ 38 ou -10% em relação à semana anterior semana, quando custava US$ 390 mfbm, disse o boletim semanal de guia de preços da indústria de produtos florestais Madison's Lumber Reporter. Isso é uma queda de -$ 41, ou -11%, em relação ao mês anterior, quando era de $ 393.
O mercado de madeira começou o ano novo com uma nota fraca em todos os grupos de commodities”, de acordo com o Lumber Reporter de Madison.
Os volumes de vendas de madeira S-P-F ocidental e pregos começaram o ano novo com uma nota fraca, de acordo com fornecedores nos Estados Unidos. Os preços pedidos estavam estáveis ou abaixo dos níveis do final de dezembro, e os compradores eram poucos e distantes entre si.
As serrarias não tinham muito material acumulado, pois haviam sido fechadas ou operando com capacidade reduzida nas últimas duas semanas. No entanto, a oferta manteve-se ligeiramente aquém da procura, uma vez que esta foi praticamente inexistente nesse mesmo período.
Os fornecedores de SPF ocidentais no Canadá notaram um início vacilante para 2023. Os compradores permaneceram cautelosos e hiperconscientes do enfraquecimento contínuo dos preços, mal se preocupando em reduzir seus estoques. A atividade de construção a jusante foi prejudicada na maioria das regiões-chave pelo aprofundamento do clima de inverno, justificando ainda mais a inatividade dos compradores.
Os produtores tiveram pouco ou nenhum sucesso em encontrar níveis comerciais, especialmente em itens 2 × 4 R/L de todos os graus. O moribundo início do Ano Novo talvez tenha sido melhor resumido por um anúncio da Canfor de que estenderá as restrições em serrarias selecionadas de BC
As commodities Green Douglas-fir estavam na corda bamba novamente, de acordo com traders do oeste dos Estados Unidos. Os produtores cortaram seus preços pedidos em todos os itens e os compradores não se comoveram. A maioria dos players já teve suas necessidades atendidas do início a meados de janeiro, optando por esperar por mais correções em potencial, pois não sentiram pressão dos mercados-alvo downstream atualmente quietos”, de acordo com o Lumber Reporter da Madison.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet