Voltar

Notícias

22
jan
2023
(GERAL)
Conheça as plantas nativas do Brasil e toda a diversidade que elas possuem

Você já parou para pensar na quantidade de plantas nativas do Brasil que temos à nossa disposição? Devido à ampla diversidade em nosso país, podemos encontrar espécies de origem nacional para todos os gostos e estilos.

E o melhor de tudo, várias delas podem ser cultivadas em sua própria casa!

Pensando nisso, neste conteúdo você vai conhecer algumas plantas que talvez nem imaginava que fossem do Brasil e ainda ver dicas de quais delas podem decorar o seu lar.

Alamanda (Allamanda cathartica)

A Alamanda é uma das plantas nativas do Brasil muito utilizadas no paisagismo pelo país. Trata-se de uma trepadeira com flores amarelas vistosas presentes durante a maior parte do ano. Suas folhas verdes e brilhantes também compõem seu belo visual.

Contudo, não se deixe enganar por essa beleza natural, pois a Alamanda é uma planta levemente tóxica. Assim, é recomendado que ela fique longe do alcance de crianças e filhotes de animais domésticos.

Ela gosta de sol pleno e demanda regas regulares. Além disso, apresenta crescimento moderado, mas, por ser consideravelmente pesada, deve ser afastada de cercas mais frágeis.

Begônia (Begonia coccinea)

A Begônia, por sua vez, marca presença em vários jardins brasileiros. Ela chama muita atenção com suas pétalas de flores em formato de coração e tons rosados. Suas folhas, no entanto, apresentam forma de asa em um tom verde levemente avermelhado.

Ainda, as flores da Begônia-asa-de-anjo, como também é conhecida, surgem em cachos em todas as épocas do ano. Já seu caule é ereto e com poucas ramificações.

Então, essa espécie se dá bem com sol pleno ou meia-sombra. Deve-se utilizar uma terra rica em matéria orgânica e regar regularmente. Ainda, é importante ressaltar que essa é uma das plantas nativas brasileiras que não suporta temperaturas muito baixas.

Flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é uma das plantas nativas do Brasil

Ao pesquisar sobre plantas nativas brasileiras, nos deparamos com espécies muito fascinantes. É o caso da Flor-de-maio, um cacto que floresce em pleno outono. Esse é um dos motivos do seu nome popular Cacto-da-Páscoa.

Assim, suas flores são delicadas, grandes, chamativas e ganham diversas cores, como branco, rosa, laranja e vermelho.

Ainda, um fato interessante sobre a Flor-de-maio é a formação de seu caule em diversas partes. Com isso, é possível destacá-los e plantá-los para dar origem a novas plantas.

Para cultivá-la, deve-se utilizar terra vegetal misturada com substrato. A quantidade de luz necessária é a meia-sombra e, embora seja um cacto, é preciso regá-la periodicamente.

Ipê-amarelo (Tabebuia ochracea)

Aqui, partimos para alguns exemplos de árvores nativas brasileiras. Com certeza, mesmo em centros urbanos, uma das que chama mais atenção é o Ipê-amarelo.

Isso acontece por dois motivos principais: primeiro, as belas flores amarelo ouro que preenchem os seus galhos e, segundo, que esse fenômeno acontece pontualmente durante o ano.

Ainda, como curiosidade, seu nome científico vem da língua tupi-guarani e significa “pau madeira que flutua”. Essa referência “flutuante” acontece por sua madeira ser altamente resistente à água.

O Ipê-amarelo floresce no fim do inverno brasileiro, entre a segunda quinzena de agosto até o mês de setembro.

Jacarandá (Machaerium villosum)

Outro exemplo clássico de uma árvore nativa brasileira é o Jacarandá. Ela é uma das espécies classificadas como “madeira de lei”. Portanto, isso quer dizer que sua madeira é de alta qualidade e extremamente resistente ao ataque de insetos e à umidade.

Algumas plantas como essa chegam a até 30 metros de altura! Impressionante, não é mesmo? Ainda, elas apresentam copa alongada e ampla, com floração entre os meses de outubro e dezembro.

Então, devido às suas características, o ideal é plantar essas árvores em praças e parques, quando falamos de áreas urbanas.

Quais plantas nativas do Brasil são possíveis cultivar em casa?

Quando pensamos em decorar nossas casas ou apartamentos com plantas, é comum procurarmos por várias espécies estrangeiras. Realmente, elas são muito bonitas e muitas delas “entram na moda” da decoração.

Contudo, como em vários outros aspectos naturais, nosso país oferece uma riqueza única. Por isso, contamos com diversos tipos de plantas nativas brasileiras e algumas delas podem ser cultivadas em sua própria casa.

Confira algumas opções!

Imbé (Philodendron)

O Imbé é a opção ideal para quem mora em um local com meia-sombra ou sombra abundante. Assim, a incidência de sol por grande parte do dia deixa suas folhas com aspecto amarelado.

Além disso, o ideal é regá-la duas vezes por semana e ela se adapta melhor a climas úmidos. Se precisar reproduzi-la, o processo não é dos mais complicados.

Primavera (Bougainvillea spectabilis)

A Bougainvillea spectabilis, conhecida como Primavera, se destaca pelo florescimento abundante. Suas flores, são bem pequenas e amareladas, comumente confundidas com suas brácteas rosas.

Ainda, essa é uma das plantas nativas brasileiras oriundas do sul do país. Por isso, é bem resistente a baixas temperaturas e geadas eventuais. Uma de suas características é a possibilidade de conduzi-la por arbustos e cercas-vivas.

Monstera adansonii (Monstera adansonii)

A Monstera adansonii é uma planta ideal para compor o estilo urban jungle em sua casa. Forte tendência nos dias de hoje, o estilo urban jungle propõe a adição de elementos que remetem à natureza à decoração dos lares nos grandes centros urbanos.

Portanto, por ser uma planta fácil de cuidar e com uma aparência muito interessante (suas folhas com furos a apelidaram de imbé-furado ou queijo-suiço) ela funciona muito bem como elemento decorativo.

Para facilitar ainda mais o seu cultivo, a Monstera adansonii pode ser plantada em um vaso autoirrigável que economizará muito o seu tempo.

Então, quando pesquisamos por plantas nativas do Brasil, descobrimos uma variedade extensa de opções. Além das citadas neste post, há muito mais. Por isso, devemos reconhecer a grande riqueza natural do nosso país e preservá-la ao máximo.

Assim, você terá a possibilidade de enfeitar a sua casa ou apartamento com as mais belas espécies naturais do Brasil. Ainda, se você mora em cidades grandes com pouco acesso à natureza, essa é uma oportunidade de tornar os seus ambientes mais vivos.

Fonte: blog.pantie.com.br

Jooble Neuvoo