Notícias
Nos primeiros dez meses de 2022, o Reino Unido importou 177.600 m3 de compensado de madeira tropical, 29% a menos que no mesmo período do ano anterior, com queda significativa nas importações de todas as principais fontes tradicionais de abastecimento, incluindo Indonésia, Malásia e China (Quadro 5).
Após um forte início de 2022, as importações de compensado de madeira tropical do Reino Unido da Indonésia e da Malásia diminuíram drasticamente entre junho e outubro do ano passado. Após os primeiros dez meses, as importações da Indonésia foram de 52.400 m3, 15% a menos que no mesmo período do ano anterior. O Reino Unido importou 46.500 m3 de compensado da Malásia nos primeiros dez meses de 2022, 20% a menos que no mesmo período do ano anterior.
O Reino Unido importou 42.100 pés cúbicos de compensado de madeira tropical da China nos primeiros dez meses de 2022, 51% a menos que no mesmo período de 2021. Provavelmente, a maior mudança no comércio de compensado de madeira dura do Reino Unido nos últimos dois anos foi uma rápida declínio nas importações de produtos chineses confrontados com folhosas tropicais em favor de produtos chineses confrontados com folhosas temperadas. O compensado de madeira temperada chinesa tem sido o maior beneficiário das sanções do Reino Unido contra todo o comércio de produtos de madeira russos desde o início do conflito na Ucrânia.
Enquanto isso, os efeitos combinados do Brexit, escassez de suprimentos e aumento dos custos de energia e outros materiais no continente europeu estão afetando as importações do Reino Unido de compensado de madeira tropical de países da UE, que foram de apenas 10.400 m3 nos primeiros dez meses de 2022 em comparação com mais de 20.000 m3 no mesmo período dos dois anos anteriores.
Fonte: ITTO/Remade