Notícias
Como resultado da pressão internacional em curso e das restrições ao comércio de produtos de Mianmar, as exportações de madeira foram afetadas.
O resultado cumulativo da Lei da Birmânia dos EUA (recentemente revista), as resoluções do OFAC e do GAFI sobre as transacções financeiras e a acção do Parlamento Europeu tiveram um impacto impressionante, não só o comércio de madeira, mas também todo o sector empresarial .
Para além da acção externa, existem também factores internos que abrandaram o comércio de madeira. A Myanma Timber Enterprise (MTE) é o único e oficial fornecedor de toras para o setor, mas a MTE está enfrentando dificuldades para transportar toras dos locais de extração para Yangon, onde muitas fábricas de processamento estão localizadas por causa da ameaça à segurança das forças antigovernamentais .
Mudanças nos regulamentos de exportação também prejudicaram as exportações de produtos de madeira. Em agosto de 2022 foi emitido um despacho a rever a definição de tipo de produtos de madeira .
Foi decretado que a madeira serrada superior a uma área transversal superior a 24 polegadas quadradas (por exemplo, largura de 8 polegadas e espessura de 3 polegadas ou largura de 12 polegadas e espessura de 2 polegadas) deve ser considerada serrada bruta e as exportações são proibidas. Como resultado , toras quadradas e folhas de folheado não podem ser exportadas, o que reduziu as receitas de exportação .
As receitas anuais de exportação das exportações de madeira caíram para cerca de US $ 10 milhões nos últimos três anos, de acordo com dados do Ministério do Comércio.
Fonte: ITTO/Remade