Voltar

Notícias

30
jan
2023
(INTERNACIONAL)
Pertama Ferroalloys investirá em plantação de bambu verde

A Pertama Ferroalloys Sdn Bhd planeja investir em uma plantação comercial em Sarawak para produzir bambu verde para fabricar carvão.

A Pertama Ferroalloys, que opera uma planta de fundição de ferroligas no Samalaju Industrial Park, Bintulu, assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Sarawak Timber Industry Development Corp (STIDC) para estabelecer a plantação.

Os signatários do MoU foram o gerente geral da STIDC, Datuk Hashim Bojet, e o diretor associado da Asia Mineral Ltd (AML) e presidente da AML Japan, Daijiro Murai.

O vice-primeiro-ministro de Sarawak e ministro de Comércio e Investimento Internacional, Datuk Amar Awang Tengah Ali Hasan, que estava em visita de trabalho ao Japão, testemunhou a cerimônia em Tóquio recentemente.

AML é o principal acionista da Pertama Ferroalloys, cujos outros acionistas são Nippon Denko Co Ltd, Carbon Capital Corp Sdn Bhd e Shinsho Corp.

As partes vão constituir uma equipa técnica para o projecto e também para colaborar com a comunidade no cultivo e processamento de bambu, produzir produtos artesanais à base de bambu e dar formação à comunidade local na produção dos produtos. Sob o STIDC Bamboo Industry Development Masterplan elaborado em 2019, Sarawak pretende plantar pelo menos 20.000ha de bambu para fins industriais para gerar RM200mil em receitas de exportação até 2030, além de criar 5.000 empregos com renda familiar de RM36mil por ano até 2030, de acordo com para Hashim.

O bambu cresce rapidamente e amadurece em três a cinco anos. É uma fonte renovável de matéria-prima e tem um ciclo de vida de 50 a 80 anos. Até 2030, Sarawak pretende ter várias indústrias à base de bambu para produzir carvão, produtos farmacêuticos, cosméticos, têxteis, papel e celulose, alimentos, artesanato e produtos de bambu projetados.

StarPicks
Do propósito ao impacto

Em 2021, Sarawak exportou cerca de RM 14,8 milhões (valor livre a bordo) em carvão e briquete, com um terço para o Japão.

A Pertama Ferroalloys, um dos investidores pioneiros no Corredor de Energia Renovável de Sarawak, anunciou recentemente o investimento de US$ 600 milhões (RM2,65 bilhões) na expansão da segunda fase de sua usina de fundição.

A planta, com um investimento inicial de US$ 300 milhões (RM1,3 bilhão), atingiu a produção total de 22.000 toneladas por mês de produtos de liga de manganês em 2018.

Awang Tengah elogiou a Pertama Ferroalloys pelo projeto de expansão da planta, que incorporaria mais recursos verdes ao processo de fabricação.

Enquanto estava em Tóquio, Awang Tengah também se reuniu com o diretor de operações da TG2 Wilhelmina Energy, David Hiel.

A TG2 está se unindo à japonesa Idemitsu Corp para fabricar pellets pretos para combustível verde em Sarawak.

A TG2 é uma empresa de energia renovável que se concentra na reciclagem de fluxos de resíduos agrícolas.

A primeira planta comercial da Idemitsu para produzir pellets pretos foi construída no Vietnã em 2022, com volume de produção de 120.000 toneladas por ano. Pelotas pretas é uma pelota de energia neutra em carbono que pode ser usada para substituir o carvão.

Awang Tengah disse que Sarawak tem abundância de cachos vazios de frutas (EFBs) para conversão em pellets pretos do TG2 e aconselhou a empresa a trabalhar em estreita colaboração com a STIDC para explorar o potencial de usar os EFBs para produzir pellets pretos.

Durante o período de janeiro a novembro de 2022, Sarawak exportou RM21,5 milhões em pellets de madeira para o Japão e a Coreia do Sul, de acordo com dados de exportação da STIDC.

Fonte: https://www.thestar.com.my/business/business-news/2023/01/02/pertama-ferroalloys-to-invest-in-green-bamboo-plantation

Neuvoo Jooble