Notícias
A indústria madeireira ainda é um dos principais contribuintes para a economia de Sabah, disse o vice-ministro-chefe Datuk Seri, Dr. Joachim Gunsalam.
Ele disse que a exportação total gerada pelo setor madeireiro no ano passado (janeiro a junho de 2022) foi de RM587.993.764, acrescentando que os principais produtos exportados incluem madeira compensada, madeira serrada e produtos relacionados à moldagem.
“Isso representa um aumento de 22% em termos de valor em relação ao mesmo período do ano de 2021. Em termos de volume, há um leve aumento de 9,42%”, disse ele na Lumber Night 2023 realizada aqui no sábado. .
O Dr. Joachim, que também é Ministro do Desenvolvimento Industrial, disse que o Governo do Estado vem manejando as florestas do Estado de maneira sustentável desde o estabelecimento da Política de Manejo Florestal Sustentável (SFM) no ano de 1997.
Além disso, ele disse que a indústria madeireira em Sabah testemunhará mudanças significativas no futuro, com a madeira plantada assumindo o papel de fonte primária de matéria-prima para os setores a montante e a jusante.
Para atingir esse objetivo, ele acrescentou que o Governo do Estado lançou o Plano de Ação para o Desenvolvimento de Plantações Florestais (2022-2036) em março de 2022.
“O governo de Sabah, particularmente meu ministério, apóia a política de estabelecer 400.000 hectares de plantações florestais até 2035 como uma medida para reduzir a dependência da madeira das reservas florestais, bem como aumentar a produtividade madeireira no estado.
“O Departamento Florestal também considerou importante garantir que haja uma redução no número de concessões de exploração madeireira como um movimento proativo na promoção do manejo florestal sustentável (SFM) como um plano de longo prazo”, disse ele.
Desde o início da iniciativa de conservação, o Dr. Joachim disse que o Governo do Estado alcançou um progresso significativo na conservação da floresta.
“Neste momento, tenho orgulho de ser um Sabahan, pois Sabah ainda tem 64% da massa total de terra coberta por floresta. Todos nós devemos estar muito orgulhosos desta herança para a próxima geração ver e desfrutar. Parabéns ao Departamento Florestal de Sabah”, disse ele.
Encorajando todos a promover ativamente a plantação industrial de árvores como a principal fonte de matéria-prima para a indústria madeireira a jusante, ele disse que seu ministério foi dado a entender que se Sabah conseguir desenvolver 400.000 hectares de plantações florestais com cerca de 200 metros cúbicos de madeira por hectare por ano, em um período de 10 anos, o Estado pode esperar oito milhões de metros cúbicos de extração de madeira.
Com este volume, disse que o seu ministério poderá promover com confiança a indústria madeireira, especialmente nas actividades a jusante, que irão gerar mais emprego para os habitantes locais.
“Isso eu acho que é uma meta muito importante a ser realizada e alcançada”, acrescentou.
O Dr. Joachim disse que o compromisso com esta política requer grandes investimentos de até RM170 milhões anualmente e, a esse respeito, tanto o Governo Federal quanto o Estadual forneceram vários incentivos aos licenciados do SFM para apoiar o desenvolvimento de plantações florestais.
Ele convocou os participantes da indústria a montante e a jusante para trabalharem em estreita colaboração com o governo como o caminho a seguir para continuar o desenvolvimento da indústria madeireira em Sabah.
“O Departamento Florestal de Sabah e meu ministério trabalharão lado a lado com os atores industriais para garantir que nossa meta seja alcançada. Fico feliz em observar a participação ativa das indústrias nas atividades de plantio de árvores em apoio ao Greening Malaysia Programme, que é uma das agendas nacionais que abordam as mudanças climáticas e a qualidade de vida com a meta de plantar 100 milhões de árvores em todo o país até 2025 . Eu me juntei à Sabah Timber Industries Association (STIA) em vários eventos de plantio de árvores e percebi que esta é uma boa iniciativa para promover a conscientização pública e estimular a mentalidade das gerações mais jovens sobre a importância do replantio para enfrentar os problemas das mudanças climáticas, disse ele .
Ele disse que, com base na Campanha de Plantio de 100 Milhões de Árvores do Ministério Federal de Recursos Naturais, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, em 22 de dezembro de 2022, Sabah fez um bom trabalho, ficando atrás de Sarawak no número de árvores plantadas até agora.
“Estou confiante de que Sabah continuará plantando e atingindo sua meta de 40 milhões de árvores até 2025”, disse ele.
Fonte: https://www.theborneopost.com/2023/01/08/timber-industry-still-main-contributor-to-sabahs-economy/