Voltar

Notícias

03
jan
2023
(INTERNACIONAL)
A Stora Enso planeja vender sua unidade de produção de papel cartão e operações florestais na China

A Stora Enso iniciou um processo de vendas para um possível desinvestimento de sua unidade de produção de papel cartão em Beihai, na China. O desinvestimento também incluiria as operações florestais do Grupo na região circundante, que fornecem matérias-primas para o site de Beihai. O processo de vendas apóia a estratégia da Stora Enso de focar no crescimento lucrativo de longo prazo nas áreas de embalagens renováveis, soluções de construção e inovações em biomateriais.

A ambição estratégica da Stora Enso é consolidar sua posição de liderança no mercado de embalagens à base de fibra. O desinvestimento das operações de Beihai permitiria à Stora Enso acelerar sua estratégia, concentrando-se em locais econômicos que atendem ao crescente mercado global de embalagens, como o investimento anunciado recentemente em Oulu, na Finlândia, e a aquisição pendente do De Jong Packaging Group. O objetivo é encontrar uma alternativa sustentável para o futuro das operações em Beihai e das pessoas que lá trabalham.

O desinvestimento da fábrica de papelão e das operações florestais seria conduzido separadamente ou como uma unidade combinada. A Stora Enso não se comprometeu com um cronograma para a conclusão do processo. O plano de desinvestimento não tem efeito imediato nas finanças da Stora Enso ou na produção da unidade de Beihai. O site continua atendendo seus clientes.

A unidade de produção de Beihai da Stora Enso iniciou suas operações em 2016. Ela possui uma moderna fábrica de celulose mecânica e uma linha de papel cartão premium que atende ao mercado chinês. A capacidade de produção anual é de 250.000 toneladas de pasta mecânica e 550.000 toneladas de cartão de consumo. A Stora Enso também opera 70.000 hectares de terra na região de Guangxi para plantações de eucalipto, estabelecidas em 2003, para fornecimento de fibra. As operações combinadas empregam aproximadamente 1.000 pessoas, incluindo as operações florestais. A Stora Enso detém aproximadamente 80% do local de produção e das operações florestais, e seus parceiros locais e a International Finance Corporation (IFC) detêm a participação restante. A Stora Enso trabalhará em conjunto com todas as partes interessadas para concluir o processo de desinvestimento.

A Stora Enso contratou a J.P. Morgan S.E. para atuar como seu assessor financeiro no processo de vendas.

Por Larry Adams

Fonte: Woodworkingnet

Jooble Neuvoo