Notícias
Deste modo, a empresa consegue refinar o planejamento de estradas, otimizando o tempo de análise e diminuindo desvios entre planejado e executado
Este ano, a Klabin consolidou os resultados de sua ferramenta de planejamento de estradas florestais, após três anos em utilização na fase de teste. A iniciativa é um projeto pioneiro da companhia no Brasil e apresentou um retorno de investimento de 5800%, convertendo 450 hectares de estradas em áreas de efetivo plantio, ao mesmo tempo que foi reduzindo o potencial erosivo destas áreas, trazendo mais produtividade e ganhos ambientais.
O sistema tecnológico, criado pela empresa com o parceiro de negócios Opt Geosolutions, foi batizado como Ferramenta de Planejamento de Estradas, e simula cenários físicos e financeiros de estradas florestais a partir da compilação de mais de 80 indicadores e de mapas temáticos e interativos. Os inputs da ferramenta consideram características físicas do terreno e da floresta, como gênero e volume de madeira, usos do solo, declividade e estradas existentes, para que a resposta gerada seja concisa com as condições reais do terreno.
Deste modo, a Klabin consegue refinar o planejamento de estradas, otimizando o tempo de análise e diminuindo desvios entre planejado e executado, já que com o grau de refino dos resultados é possível identificar quais são os melhores desenhos de estradas, considerando as premissas operacionais da companhia.
Antes do desenvolvimento da ferramenta, o planejamento de estradas florestais era feito de forma manual, com a utilização de mapas impressos e visitas de validação a campo. Após a implantação do novo sistema, as validações em campo se tornaram mais ágeis e assertivas, com as respostas da análise apontando as áreas mais críticas para serem analisadas na visita. Juntamente com a implantação da ferramenta, os colaboradores foram capacitados para operar e interpretar de forma analítica as respostas dadas por ela, reforçando a tecnologia como ferramenta do colaborador.
“O desenvolvimento reforça o pioneirismo da Klabin em levar a transformação digital para o campo, fortalecendo a inovação como direcionador de seus negócios. Com o sistema, conseguimos analisar pelo computador de forma mais rápida, as áreas para construção de estradas florestais e sua viabilidade, economizando tempo e recursos”, afirmou Darlon Orlamunder, diretor de Operação Florestal da Klabin.
Fonte: Portal Celulose