Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Rondônia deverá aumentar oferta sustentável de madeira
O Diretor de Florestas, Antônio Hummel, elaborou um relatório com encaminhamentos e propostas à agenda de reivindicações do setor madeireiro de Rondônia, responsável por 18% da produção na Amazônia.De acordo com o estudo, produzido a partir de reunião do Ibama com o setor, para equalizar o problema de degradação do patrimônio ambiental no estado é preciso reduzir a demanda e aumentar a oferta sustentável de madeira, como forma de garantir a sustentabilidade social, econômica e ecológica em longo prazo.

Uma possibilidade para viabilizar a oferta de madeira de origem sustentável, num primeiro momento, segundo proposta da diretoria de Florestas, seria aumentar a eficiência da indústria com um menor consumo de tora por metro cúbico beneficiado, o que resultaria em mais renda na cadeia produtiva e, por fim, eliminar a competição baseada na ilegalidade.

A solução de longo prazo seria os planos de manejo florestal e as florestas plantadas. A transição para esse estágio deverá ser feita através de desmatamento legal e planos de manejo. Uma vez que a situação atual apresenta um quadro grave configurado por desmatamento ilegal, planos de manejo irregulares, extração seletiva ilegal e invasão de unidades de conservação e áreas indígenas.

Fonte: IBAMA

Fonte:

Jooble Neuvoo