Notícias
As importações de madeira tropical serrada dos EUA e Canadá mantiveram-se estáveis em outubro. As importações caíram menos de 1% em outubro, para 20.613 metros cúbicos. Grandes ganhos nas importações de Keruing (aumento de 123%) e Balsa (aumento de 117%) compensaram quedas menores nas importações de Sapelli (queda de 31%), Ipe (queda de 38%) e Mogno (queda de 63%).
Apesar do ganho mensal, as importações de balsa permanecem 50% abaixo do ano de 2021 até o momento, enquanto a maioria das outras madeiras aumentou acentuadamente.
As importações do Equador, Malásia e Peru tiveram fortes ganhos, enquanto as importações de Camarões, Indonésia e Congo (Brazzaville) diminuíram.
As importações do Canadá de madeira tropical serrada caíram 21% em outubro, mas ainda estavam 25% acima do outubro anterior. As importações canadenses totais de madeira tropical serrada aumentaram 39% em relação ao ano passado até outubro.
Importações de compensado de madeira dura se recuperam
As importações americanas de compensado de madeira dura aumentaram 12% em outubro, recuperando-se de um setembro fraco. Mesmo com a melhora, os 280.533 metros cúbicos importados ficaram 11% abaixo de outubro de 2021.
Depois de um declínio acentuado em setembro, as importações da Rússia aumentaram mais de 500% em outubro, para o nível mais alto desde o ataque da Rússia à Ucrânia. As importações da Malásia mais do que quadruplicaram em outubro e triplicaram as de outubro
Fonte de dados: US Census Bureau, Estatísticas de Comércio Exterior
Importações de laminados dispararam em outubro
As importações de folheado de madeira tropical voltaram fortes de seu desmaio anual de setembro, subindo mais de 200% em outubro em relação ao mês anterior e mais do que dobrando os dólares importados de outubro de 2021.
As importações da Itália aumentaram mais de 15 vezes, enquanto as importações de vários outros países mais que dobraram. As importações da Itália, de longe o principal parceiro comercial dos EUA, aumentaram 22% no ano até agora, o que está entre os ganhos mais modestos de um parceiro neste ano. As importações totais até o momento aumentaram 53%, com as importações da China, Gana e Índia na faixa de 75%.
As importações de pisos de madeira avançam, enquanto as importações de painéis de pisos montados ficam para trás
As importações de pisos de madeira aumentaram 33% em outubro, superando o total de outubro anterior em 22%. O aumento foi impulsionado por fortes aumentos nas importações do Brasil, Indonésia e Malásia. As importações da Malásia aumentaram 138% no acumulado do ano em relação a 2021 até outubro. As importações totais de pisos de madeira aumentaram 11% em relação ao ano passado.
As importações de pisos montados tiveram em outubro o mês mais fraco do ano, caindo 22% em relação ao mês anterior, para um patamar 3% inferior ao de outubro passado. As importações da Tailândia caíram 55%, para o nível mais baixo em 17 meses. As importações do Vietnã caíram um quarto e as importações da China caíram 17%. Apesar do fraco desempenho, as importações totais de painéis de piso montados ficaram 31% à frente de 2021 até outubro.
Queda nas importações de molduras
As importações de molduras de madeira dura dos EUA caíram 10% em outubro, uma vez que as importações da China tiveram um declínio acentuado. As importações da China caíram 53% em outubro, para o nível mais baixo desde abril de 2021. As importações do Brasil e do Canadá caíram na faixa de 10%. Mesmo com as quedas, as importações do mês subiram 6% em relação a outubro de 2021 e avançaram 26% no acumulado do ano em relação a 2021.
Importações de móveis de madeira sobem
As importações americanas de móveis de madeira encerraram uma queda de quatro meses em outubro, subindo 3% em relação ao mês anterior. Com US$ 2,02 bilhões, as importações de outubro superaram as de outubro de 2021 em 22%.
As importações do Canadá e da Malásia aumentaram mais de 10% em relação aos totais de setembro, enquanto as importações da Índia caíram 9%. As importações totais de móveis de madeira aumentaram 7% ano a ano em 2021 até 0 de outubro.
Fonte: ITTO/Remade