Voltar

Notícias

26
dez
2022
(INTERNACIONAL)
MPOA: Perdas de receita por escassez de mão de obra em RM20bil

A pesquisa da MPOA fornece uma visão geral da atual escassez de mão-de-obra no setor de plantações, diz o executivo-chefe Joseph Tek Choon Yee.

A Associação Malaia de Óleo de Palma (MPOA) continua seus esforços para envolver o governo da Malásia, atualmente chefiado por Datuk Seri Anwar Ibrahim, para resolver o problema crônico de escassez de mão de obra que tem atormentado a indústria de óleo de palma, especialmente desde o início de os bloqueios em 2020.

O executivo-chefe da MPOA, Joseph Tek Choon Yee, falando no Fórum Nacional do Trabalho (NLF) 2022 da associação ontem, apontou que as perdas de receita devido à escassez de colhedores de dendê são estimadas em cerca de RM20bil.

Além disso, a Tek disse que uma pesquisa sobre trabalhadores estrangeiros foi realizada pela MPOA – que obteve dados de seus 10 principais membros plantadores de janeiro a novembro deste ano – cobrindo o recrutamento e a entrada de trabalhadores estrangeiros na Península da Malásia para o setor de plantações.

“A pesquisa resumiu que até 30 de novembro, 14.159 trabalhadores estrangeiros foram recrutados e entraram no país. Desses trabalhadores para o setor de plantações, 6.837 vieram da Indonésia, outros 6.532 entraram no país pela Índia, 730 do Nepal e 60 de Bangladesh.

“Embora isso represente 49% dos 28.724 trabalhadores estrangeiros aprovados pelas autoridades, é apenas 19% do total de trabalhadores estrangeiros exigidos para 2022, que é de 74.664”, revelou.

Os membros plantadores do MPOA incluem pesos pesados como IOI Corp Bhd, Sime Darby Plantation Bhd, Genting Plantations Bhd e Kuala Lumpur Kepong Bhd.

A Tek comentou que a pesquisa fornece um indicador geral que representa a atual situação de escassez de mão de obra no setor de plantações, já que o número de trabalhadores estrangeiros que entram na Malásia ainda está longe de uma estimativa anterior de mais de 120.000 trabalhadores necessários para lidar com a atual escassez de trabalhadores no petróleo. setor de plantação de palma.

“Ainda é uma longa jornada. Vale lembrar que ainda há outros setores enfrentando o mesmo problema”, afirmou.

O governo anterior, de acordo com o Orçamento de 2023, apresentado no início de outubro, pretendia implementar um sistema de cobrança de vários níveis sobre o número de funcionários estrangeiros que uma empresa emprega em seu esforço para incentivar a mecanização e a contratação de locais.

No entanto, a Tek reiterou a ideia de que a mecanização não é uma iniciativa “tamanho único”.

Ele acrescentou que, como o óleo de palma requer uma taxa de mão-de-obra comparativamente baixa em comparação com outros tipos de cultivo, ainda enfrenta o problema da escassez de mão-de-obra. O país “afundaria ou nadaria” com o óleo de palma, pois não há outros tipos de plantações para as quais recorrer.

O NLF 2022 contou com a presença de mais de 200 participantes, incluindo membros do MPOA, convidados da indústria e palestrantes de várias agências governamentais, bem como outros prestadores de serviços envolvidos no recrutamento e retorno de trabalhadores estrangeiros à Malásia e requisitos de recursos humanos para o setor de plantações .

As sessões de perguntas e respostas após os briefings de atualização também apresentaram perguntas dos participantes sobre várias questões trabalhistas, incluindo trabalho forçado no local de trabalho e o atual status de Nível 3 da Malásia em relação

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble