Voltar

Notícias

13
dez
2022
(INTERNACIONAL)
APHI apóia a utilização de biomassa de madeira para transição energética

Presidente da Associação de Empresários Florestais da Indonésia (APHI) Indroyono Soesilo apóia os esforços de transição energética que estão sendo realizados utilizando a tecnologia de biomassa de co-incineração para geração de eletricidade em usinas a vapor (PLTU).

Cofiring é a conversão de parte do combustível de carvão em biomassa que é ecologicamente correto, não desperdiça carbono e é renovável. O programa de co-combustão será realizado em 52 localidades compostas por 114 PLTUs que produzem 18.000 MW de eletricidade.
Leia Também

     ADB aprova empréstimo de IDR 7,5 trilhões para incentivar a inclusão financeira da Indonésia Biden injeta IDR 10,084 trilhões para projetos EBT e aumento de MPMEs indonésias BKPM incentiva empresas sul-coreanas a acelerar investimentos de IDR 152 trilhões

“Isso significa que há uma necessidade de matéria-prima de biomassa de cerca de 4,1 milhões de toneladas por ano”, disse Indroyono em seu pronunciamento em Jacarta.

Ele revelou que a Indonésia tem várias espécies de plantas produtoras de madeira para energia que podem ser usadas para apoiar a co-incineração porque têm um valor calorífico não inferior ao carvão. Entre eles estão a acácia, gamal e calliandra.

Indroyono disse que o desenvolvimento da energia de biomassa pode ser feito através do desenvolvimento de florestas plantadas para energia. A madeira colhida é convertida em lascas de produtos de madeira para serem usadas diretamente para co-combustão de PLTU ou pode ser convertida primeiro em pellets de madeira que podem ser comercializados para necessidades de exportação.

“O uso da biomassa lenhosa é muito sustentável porque começa com o plantio, depois a colheita, depois o replantio e assim por diante”, disse ele.

Anteriormente, o Ministério de Energia e Recursos Minerais (ESDM) afirmou que a Indonésia está empenhada em continuar a incentivar o uso de energia nova e renovável (EBT), que tem impacto na redução das emissões de gases de efeito estufa, para que possa contribuir com os esforços para prevenir as mudanças climáticas desastres.

O Diretor Geral de Energia Nova, Renovável e Conservação de Energia do Ministério de Energia e Recursos Minerais, Dadan Kusdiana, disse que a transição para energia renovável baseada em produtos florestais é uma opção com potencial para continuar a se desenvolver porque a Indonésia possui vastos recursos florestais.

“O uso de energia renovável deve ser capaz de acelerar o desenvolvimento de baixo carbono e garantir o fornecimento de energia no país”, disse ele durante uma sessão de painel intitulada Resiliência Climática e Transição Energética: Fostering Collaborative Action? no Pavilhão da Indonésia na Conferência de Mudanças Climáticas COP27 da UNFCCC em Sharm El Sheikh, Egito.

Dadan enfatizou que o governo está determinado a atingir a meta de mistura de 23 por cento de NRE até 2025 e alcançar emissões líquidas zero no setor de energia até 2060. "A fonte EBT pode vir de energia solar, eólica, hidrelétrica, nuclear ou biomassa", disse Dadan .

Ele enfatizou que atingir essa meta requer ação colaborativa envolvendo todas as partes, incluindo o apoio do setor privado.

Enquanto isso, a vice-diretora de Sustentabilidade e Engajamento de Partes Interessadas do APRIL Group, Dian Novarina, revelou que, como produtora integrada de produtos de papel e celulose, seu partido está empenhado em apoiar o governo na prevenção das mudanças climáticas, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

A montante, este compromisso concretiza-se com a conservação da área, a proteção da biodiversidade e a implementação de uma política de tolerância zero à desflorestação. A jusante, mudar para o uso de combustíveis renováveis e investir em tecnologia circular.

“Temos como meta reduzir as emissões em 50% em 2030 e atingir o Net Zero em 2050”, disse ele.

Dian continuou, como uma das maiores indústrias de produtos naturais do mundo, o APRIL Group tem uma visão para a sustentabilidade de APRIL2030. Um deles visa o uso de 90% de energia renovável para as necessidades da fábrica.

Como fonte de energia, o Grupo April utiliza biomassa de madeira e licor negro, um líquido produzido a partir da lignina da madeira e que pode ser reaproveitado como combustível. A empresa também está investindo em uma usina de energia solar que terá capacidade de até 20 MW.

Enquanto isso, o Diretor Presidente da Indika Nature, Leonardus Herwindo, explicou que atualmente seu partido está desenvolvendo florestas de plantação para servir como matéria-prima para a biomassa da indústria de pellets de madeira. A empresa possui uma subsidiária que administra co A área de concessão é de 170 mil hectares, dos quais 15.000 hectares são plantados com calliandra. “A primeira colheita está prevista para o final de 2023”, disse.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble