Notícias
A mortal broca esmeralda das cinzas (EAB) foi avistada no oeste do Oregon, a apenas 40 quilômetros a oeste de Portland e a uma curta viagem de carro do Oceano Pacífico.
A presença confirmada do invasor EAB em Forest Grove, Oregon, aumenta o número de estados afetados por infestações do insidioso besouro para 36, de acordo com a Emerald Ash Borer Network. Além disso, o EAB foi avistado em cinco províncias canadenses, incluindo Ontário, Quebec, New Brunswick, Nova Escócia e Manitoba.
O que torna a presença do EAB no oeste do Oregon tão surpreendente é que nenhum avistamento confirmado foi relatado nos estados contíguos de Idaho, Washington, Nevada e Califórnia. Embora a residência do besouro no Oregon esteja isolada, há grandes motivos de preocupação. Desde que foi descoberto perto de Detroit em 2002, o besouro exótico se espalhou em todas as direções, deixando centenas de milhões de freixos mortos em seu rastro. O inseto implacável é considerado a praga florestal mais destrutiva da América do Norte.
De acordo com a Emerald Ash Borer Network, o besouro invasor foi localizado em 36 estados e cinco províncias coloridas em verde escuro. Os estados destacados em verde claro não tiveram relatórios de EAB, mas desenvolveram informações para agências governamentais e cidadãos.
Por muitos anos, o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos exigiu que as agências reguladoras aplicassem quarentenas e multas para evitar que freixos, toras ou lenha infestados saíssem das áreas ocupadas pela EAB. Em janeiro passado, o USDA deixou de regulamentar o movimento de freixos e madeiras infestadas de brocas.
Ao fazer o anúncio, o APHIS observou: “Os regulamentos domésticos de quarentena para EAB não reduziram substancialmente a probabilidade de introdução e estabelecimento da praga em áreas adjacentes à quarentena. O movimento interestadual de artigos hospedeiros de EAB é irrestrito em áreas de quarentena contígua e, independentemente da disseminação assistida por humanos, um EAB acasalado é capaz de voar até 160 quilômetros durante sua vida, resultando em um alto potencial de disseminação natural”.
Enquanto o USDA pode ter jogado a toalha, Oregon está apenas começando a lutar. O Conselho de Emergência do estado aprovou mais de meio milhão de dólares para apoiar medidas para retardar a propagação do besouro irritante.
Os besouros adultos, que medem cerca de ½ polegada de comprimento, mordiscam a folhagem de freixo, mas causam poucos danos. Suas larvas, no entanto, se alimentam da casca interna dos freixos, interrompendo a capacidade da árvore de transportar água e nutrientes.
Por Rich Christianson
Fonte: Woodworkingnet