Voltar

Notícias

03
dez
2022
(INTERNACIONAL)
Importações de madeira da América do Norte

As importações americanas de madeira tropical serrada aumentaram 15% em setembro, recuperando-se de uma baixa anual em agosto. Ainda assim, as importações de setembro de 20.622 metros cúbicos ficaram abaixo de todos os outros meses de 2022. As importações de Sapelli responderam pela maior parte do ganho, subindo 51% em relação ao total do mês anterior.

As importações de Sapelli subiram 74% no ano até setembro. As importações de mogno aumentaram 37% em setembro e também aumentaram 37% no acumulado do ano. As importações de Balsa caíram 44% em setembro e caíram mais de 50% em relação ao ano de 2021 até o momento.

As importações dos Camarões e do Congo (Brazzaville) subiram acentuadamente em setembro, enquanto as importações do Brasil se recuperaram um pouco (aumento de 16%) de uma demonstração fraca de agosto, mas ainda ficaram bem abaixo dos níveis observados na maior parte do ano.

As importações do Canadá de importações tropicais serradas continuaram sua recente recuperação em setembro, subindo 66% para retornar perto da alta de oito anos estabelecida em junho. As importações do Brasil aumentaram mais de 20 vezes em setembro, para US$ 1,7 milhão – quase o dobro de qualquer mês nos últimos 10 anos.

As importações de mogno aumentaram 79%, para o nível mais alto em dois anos. As importações totais do Canadá de madeira tropical serrada aumentaram 41% em relação ao ano passado até setembro.

Importações de compensado de madeira dura caem

As importações americanas de compensado de madeira dura caíram para uma baixa anual em setembro, diminuindo 17% em relação ao mês anterior. Os 249.636 metros cúbicos importados ficaram 18% abaixo dos de setembro de 2021.

As importações da Rússia caíram 78% em setembro, para um novo mínimo, à medida que as tensões continuam entre a Rússia e o Ocidente. As importações também caíram significativamente da Malásia, Indonésia e China.

No entanto, as importações continuam aumentando acentuadamente no ano até agora da maioria dos parceiros comerciais, exceto da Rússia, que caiu 19% em 2022. As importações totais aumentaram 21% em relação ao ano passado até setembro.

Apesar do declínio acentuado, as importações de laminados dos EUA continuam à frente
O aumento das importações americanas de folheado de madeira tropical durante o verão fez com que o declínio anual do outono parecesse excessivo, já que as importações caíram 81% em valor em setembro, em relação ao recorde de sete anos registrado em agosto. No entanto, mesmo com a queda acentuada, as importações de setembro ainda conseguiram superar os números de setembro anterior em 18,5%.

As importações da Itália e da Costa do Marfim caíram mais de 90% em setembro, enquanto as importações de Camarões entraram em férias completas. No entanto, as importações dos Camarões são mais do que o dobro do ano passado até agora este ano e as importações da Itália e da Costa do Marfim estão à frente de mais de 10%.

As importações da China foram o único ganho em setembro, com alta de 65% no mês. As importações totais de folheado de madeira dura aumentaram 47% em relação ao ano passado até setembro.

Importação de pisos de madeira cai

As importações de pisos de madeira dos Estados Unidos caíram 9% em valor em setembro, caindo pelo segundo mês consecutivo e caindo para um nível 12% menor do que em setembro passado. As importações do Brasil caíram 57% no mês e as importações da Malásia caíram 28%.

As importações da China, que caíram acentuadamente em agosto, caíram mais 7% em setembro, para o nível mais baixo em pelo menos 10 anos. Apesar da queda, no ano até agora as importações totais de pisos de madeira aumentaram 10% em relação a 2021.

Fortes importações da Tailândia, Indonésia e Canadá levaram a um aumento de 14% nas importações de painéis de piso montados em setembro. As importações da Tailândia aumentaram 58%, enquanto as importações da Indonésia e do Canadá aumentaram mais de 20%. Nos três primeiros trimestres do ano, as importações totais de painéis de piso montados estão 35% à frente de 2021.

Rally das importações de moldes

Após dois meses de quedas, as importações americanas de molduras de madeira de lei subiram para níveis equivalentes aos deste verão. Um aumento de 22% no valor das importações de moldes em setembro em relação a agosto aumentou as importações em 23% em relação ao setembro anterior. As importações do Brasil, que dobraram de agosto a setembro, foram responsáveis por grande parte do ganho. As importações do Brasil aumentaram 79% em relação ao ano passado até o terceiro trimestre, enquanto as importações gerais de molduras de madeira dura aumentaram 28% em relação a 2021.

Importações de móveis de madeira dos EUA continuam caindo

As importações americanas de móveis de madeira caíram pelo quarto mês consecutivo em setembro. Com US$ 1,96 bilhão, as importações de setembro caíram 5% em relação ao mês anterior, mas foram quase 6% superiores a setembro de 2021.

As importações da China e do México caíram mais de 10%, enquanto as importações do Vietnã, principal fornecedor, caíram 2%. As importações da Índia aumentaram 22% após um agosto fraco e as importações da Indonésia subiram pelo segundo mês consecutivo. As importações totais de móveis de madeira aumentaram 6% ano a ano em 2021 até os três primeiros trimestres de 2022.

As vendas de armários caem, mas continuam superando o ano passado. As vendas de armários caíram em setembro, de acordo com os membros participantes da pesquisa mensal de tendências de negócios da Associação de Fabricantes de Armários de Cozinha.

As vendas gerais de gabinetes caíram 4,8% em setembro em comparação com agosto de 2022. As vendas personalizadas caíram 11,3%, as vendas semipersonalizadas caíram 5,6% e as vendas de estoque caíram 3,0%. Comparado a agosto  a quantidade estimada de armários caiu 5,3%.
No entanto, as vendas de 2022 permanecem fortes em comparação com o ano passado. As vendas de gabinetes aumentaram 23,8% em setembro de 2022 em comparação com os números de setembro de 2021, continuando a tendência de crescimento de vendas ano a ano para o setor. As vendas sob medida aumentaram 8,4%, as semipersonalizadas 32,5% e as vendas em estoque 21,9%. A quantidade estimada de armários diminuiu 1,9% em relação ao ano passado nesta época.

A Trend of Business Survey mostra que as vendas gerais de gabinetes nos primeiros nove meses aumentaram 17,6% em comparação com o mesmo período em 2021. As vendas personalizadas aumentaram 16,0%, as vendas semipersonalizadas aumentaram 15,9% e as vendas de estoque aumentaram 19,2%. A quantidade estimada de armários caiu 0,6%, segundo o levantamento.

Novas encomendas de móveis residenciais caíram em agosto

Os novos pedidos de móveis residenciais caíram significativamente em agosto, caindo 34% em comparação com os números de 2021 e marcando o oitavo mês consecutivo de quedas de dois dígitos ano a ano, de acordo com a última pesquisa da Smith Leonard. Os pedidos caíram para 84% dos participantes da pesquisa.

Os novos pedidos acumulados no ano caíram 29% em relação ao ano passado; para comparação, o ano de 2021 até o momento aumentou 29% em relação a 2020. "Lembre-se de que o ano de 2020 incluiu dois meses em que o setor foi basicamente fechado. Portanto, como tem sido o caso, os números são difíceis de comparar", observou Ken Smith , sócio-gerente da Smith Leonard. Aproximadamente 91% dos participantes da pesquisa relataram que os novos pedidos caíram no acumulado do ano.

As remessas aumentaram 9% em relação a agosto de 2021, com os números acumulados no ano subindo 6% em comparação com o mesmo período de 2021. As remessas acumuladas no ano aumentaram para 70% dos participantes. Os pedidos em atraso em agosto de 11% em relação a julho e caíram 35% em relação ao ano passado, afirmou o relatório. "Esperamos que muitos participantes estejam se concentrando em atrasos, pois é realmente importante lidar com eles quando passamos por essa recessão ou desaceleramos e dependemos de atrasos para manter os negócios em andamento do ponto de vista do transporte", disse Smith.

Fonte: ITTO/Remade

Jooble Neuvoo