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A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informa que o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é o primeiro aeroporto do Brasil a disponibilizar o novo serviço de destruição, em solo brasileiro, de embalagens e suportes de madeira (paletes) que acompanham cargas importadas e que não possuem carimbo ou atestado válido de tratamento fitossanitário.
Com isso, as empresas importadoras terão os processos mais agilizados e terão os custos reduzidos em até 50%, facilitando o trânsito para o comércio exterior a partir do TECA (Terminal de Carga) de Viracopos.
Além dos ganhos de tempo e da redução de custos, os resíduos das madeiras destruídas serão enviados para algumas indústrias para a utilização como biomassa em fornos industriais. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, também espera atrair mais clientes importadores por causa da nova solução, que vai simplificar a operação das empresas.
A Portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que regulamenta a atividade foi publicada no dia 08/11 e o aeroporto passa a oferecer o serviço aos importadores a partir do dia 21/11.
Antes da implantação do projeto, a empresa importadora era obrigada a devolver ao país de origem da carga as embalagens e suportes de madeira considerados não conformes, o que levava de três a dez dias, além de onerar significativamente o cliente devido ao valor do frete aéreo para o retorno dessas peças de madeira. Agora, a madeira poderá ser destruída no mesmo dia, minimizando os custos das empresas e das companhias aéreas.
Reconhecido como o principal aeroporto cargueiro do país, Viracopos se adequou com rapidez às novas regras estabelecidas pela Portaria do MAPA nº 514, que “estabelece os procedimentos de fiscalização e de certificação fitossanitária de embalagens e suportes de madeira destinados ao acondicionamento de mercadorias importadas ou exportadas pelo Brasil, e dos componentes e peças de madeira utilizados para sua confecção, e dá outras providências”.
A implantação do projeto foi coordenada pela Gerência Comercial de Cargas, em parceria com a Gerência de Operações de Cargas da concessionária.
“Os estudos foram iniciados há seis meses com o intuito de inovar mais uma vez, lançando um serviço pioneiro em aeroportos do Brasil, tendo como objeto a destruição da madeira em zona primária, sem que o Importador tenha a necessidade de vincular processo de exportação para providenciar a devolução do palete condenado pelo Ministério da Agricultura, o que era um procedimento burocrático e custoso, com gastos de R$ 3.000,00 por processo de devolução, em média”, disse a Gerente Comercial de Carga, Marina Giffu.
Os serviços serão executados pela empresa Nikkey, que tem uma base em Viracopos e, atualmente, é a única empresa homologada para a prestação deste serviço junto ao MAPA, que também fará a gestão do serviço.
De acordo com a Portaria, “são objetos desta Portaria as embalagens e suportes de madeira destinados ao acondicionamento de mercadorias no trânsito internacional, os componentes de embalagens de madeira e as peças de madeira que serão utilizadas para confecção de embalagens ou de suportes de madeira, que não sofreram processamento suficiente para remover ou eliminar pragas”.
“Com isso, o Aeroporto de Viracopos mais uma vez se antecipa às tendências do comércio exterior em alinhamento com as melhores práticas mundiais e apresenta uma solução prática e eficiente que vai proporcionar mais agilidade e menos burocracia para as empresas que trouxerem suas cargas pelo Terminal de Carga de Viracopos, disse o gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize.
Informações da Aeroportos Brasil Viracopos
Fonte: Murilo Basseto