Notícias
Mais uma vez o mundo reunido para falar de clima, de sustentabilidade, de vida! Aqui de fora, a torcida para que o assunto floresta seja valorizado em toda sua abrangência. Há sinais interessantes – a presença de muita gente competente, gente que pensa, gente que fala e gente que faz!
Dessa forma, aumenta a esperança e quase certeza, de que vai sair coisa importante às florestas! Proteção, conservação, manejo, restauração, produção? Para qualquer opção temos competência, profissionais preparados e um mundo de oportunidades!
E já há apostas rolando:
1- A proteção das florestas nativas, especialmente da Amazônia, vai ter tratamento especial, ainda mais com o olhar de preocupação do mundo todo. O manejo vai andar e o desmatamento ilegal vai cessar. Adeus à pirataria amazônica. Se vingar, já valeu!
2- A restauração prometida há anos vai avançar! A dívida é enorme, mas já se junta gente grande para dar conta do recado. Com cheiro de dinheiro, vão surgir muitos interessados e muitos negócios. Se os benefícios vierem para grandes, médios e pequenos produtores, será ótimo!
3- Fala-se no fortalecimento de novos mecanismos para promover reflorestamentos e que envolvam, de fato, comunidades e pequenos produtores!
4- O crédito de carbono deve virar realidade, mas outras opções precisam ser pensadas! Será que nesse bolo, vamos conseguir incluir plantações de exóticas e nativas? Seria uma grande alavancagem à silvicultura!
5- O tema sustentabilidade cresceu e se fortaleceu para cuidar do clima! E o assunto florestal vai embarcar junto? Que não fiquemos à deriva e que sejam fortalecidas as instituições que cuidam dos assuntos florestais! Que não tenha solução de continuidade a história de sucesso de nossas florestas plantadas. E que se introduzam, de fato, as melhorias para proteção do patrimônio florestal existente e sustentação da silvicultura brasileira!
Enfim, logo estaremos nos confrontando com as novas da COP 27! Há sinais positivos no sentido da valorização das florestas. Não podemos perder essas oportunidades. A torcida é grande.
Só não dá para se cruzar os braços e ficar esperando que se adivinhem tudo que precisamos! É hora das conversas e dos berros!
Nelson Barboza Leite - Diretor da Teca e Daplan - Gestão e Serviços Florestais - nbleite@uol.com.br
#Silvicultura #ServiçosFlorestais #Florestas #Plantios #GestãoFlorestal #EngenheiroFlorestal
Fonte: Comunidade de Silvicultura