Voltar

Notícias

15
nov
2022
(TECNOLOGIA)
A tecnologia transforma o processamento de painéis


Manipulação de materiais robóticos no estande Stiles na IWF



As soluções de manuseio de materiais para processamento de painéis da Homag estiveram em exibição no estande da Stiles Machinery na IWF.

Os desafios da pandemia e das interrupções na cadeia de suprimentos não conseguiram impedir o ritmo dos novos desenvolvimentos no processamento de painéis em 2022.

Em todos os níveis da indústria, de pequenas lojas a fábricas sofisticadas, os avanços tecnológicos estão transformando a fabricação baseada em painéis, que é de longe o modo de produção dominante na indústria da marcenaria. Muitos desses desenvolvimentos foram apresentados na Feira Internacional de Marcenaria em Atlanta, o maior evento do ano no Hemisfério Ocidental. Embora alguns dos avanços tenham sido anunciados anteriormente, a IWF foi a primeira oportunidade real para muitos na indústria de ver a nova tecnologia em ação.

Comunicação acima da concorrência

Alguns dos grandes players do setor de marcenaria deixaram a concorrência de lado para trabalhar em um novo programa para permitir que todas as suas máquinas se comuniquem com outras máquinas em um ambiente de fabricação, mesmo que as máquinas não sejam do mesmo fabricante.

Apelidada de “Woodworking made izy”, a iniciativa inicialmente anunciada na LIGNA envolve sete grandes produtores de tecnologia de marcenaria: Biesse, Burkle, Homag, IMA Schelling, SCM, Weber e Weinig. O objetivo é padronizar a interface para conectar as mesmas e diferentes marcas de máquinas e as máquinas aos Sistemas de Execução de Manufatura dos clientes. Isso significa que nenhuma interface individual precisa ser programada e o controle geral do processo de produção é facilmente implementado.

De acordo com um comunicado divulgado pelas empresas, “Woodworking made izy não é sobre o sucesso individual, é sobre a capacidade de cada empresa de trabalhar para a maior conquista de um ecossistema eficiente, onde cada uma fornece habilidades e know-how, desde a engenharia técnica até marketing, interagindo pela primeira vez em um sistema interconectado pela pura beleza de oferecer uma solução necessária para seus clientes.”

Segurança nos controles deslizantes



Embora os sistemas de segurança de serras ativos, como o pioneiro da SawStop, estejam disponíveis para serras de gabinete, serras de empreiteiros e serras de canteiro de obras há algum tempo, apenas recentemente sistemas semelhantes foram introduzidos para serras de painel deslizante de produção profissional.
Sistema de segurança de serra Felder PCS


O Felder Group USA ganhou um Challengers Award por seu PCS (Preventative Contact System), que é uma tecnologia de segurança para serras industriais para manter os operadores seguros. O movimento detectado dentro de um determinado limite aciona um mecanismo de segurança que abaixa rapidamente a lâmina da serra abaixo da mesa da serra antes que a lâmina toque qualquer carne.

Sistema de segurança para serras Altendorf



O Altendorf Group diz que seu exclusivo sistema de segurança óptica de serra manual Hand Guard possui duas câmeras para evitar acidentes antes que eles aconteçam. Funciona com todos os materiais, incluindo madeira maciça (mesmo madeira úmida), materiais não ferrosos e plásticos, e detecta mesmo quando o operador está usando luvas. Também é adequado para velocidades de alimentação mais altas ou movimentos de mão mais rápidos devido à sua capacidade de detecção precoce.

Avanços de borda

Os equipamentos para aplicação de fitas de borda em painéis nas operações de fabricação continuam a se tornar mais sofisticados e confiáveis, mesmo em aplicações desafiadoras, como componentes curvos.

Revolução vetorial

A Vector Revolution 180 da Stiles Machinery permite aplicar fitas de borda em componentes moldados e aparas e raspagens simultaneamente, permitindo que os fabricantes aproveitem a capacidade de seu roteador existente. A máquina foi projetada para usar uma lógica operacional simples e se encaixa facilmente com os métodos tradicionais de fabricação, bem como com a fabricação baseada em aninhamento.

Orladora SCM Stefani


Disponível a partir da SCM, a fita de borda Stefani x apresenta novas unidades controladas por toque eletrônico NC e pode processar painéis com diferentes espessuras de película protetora graças ao raspador de cola “Multileaf” de alta tecnologia e à configuração automática das unidades de trabalho da HMI. A coladeira Stefani x também oferece produtividade industrial em vários turnos diários, com velocidades de até 30 m/min e uma folga de painel reduzida de 350 mm, diz a empresa.

Robôs, manuseio de materiais

Robôs, cobots e sistemas elaborados de armazenamento e recuperação continuam ganhando terreno na indústria em geral e no processamento de painéis em particular.


Schelling IMA VS12


A IMA Schelling oferece o sistema de armazenamento e recuperação VS, que, segundo Schelling, funciona em áreas de 4 a 20 m (13,1 a 65,6 pés) de largura e até 100 m (328 pés) de comprimento. Ele lida com pilhas de até 78,8 polegadas (2.000 mm) de altura. Armazenar, recuperar, reposicionar e despachar usando um carrinho que opera de forma rápida, precisa e econômica por um feixe móvel e uma ponte acima das pilhas de placas. As pilhas de placas podem ser homogêneas ou misturadas para acomodar grandes lotes ou pequenos trabalhos de produção.

CNC grande e pequeno

Com roteadores CNC essenciais para o processamento moderno de painéis, independentemente do tamanho da operação, novas máquinas CNC são continuamente introduzidas no mercado.
Roteador CNC de mesa dupla Thermwood Modelo 42

A Thermwood Modelo 42 é uma mesa móvel, pórtico fixo, roteador CNC projetado principalmente para usinar materiais de baixo perfil, como madeiras duras, madeiras macias, painéis de fibra (MDF), painéis de partículas, plásticos e alumínio. Está disponível em configurações de mesa única e mesa dupla com um fuso HSD de 12 hp (3.000-24.000 RPM) e um trocador automático de ferramentas estilo barra de quatro posições.

ShopBot PRSalpha ATC

O PRSalpha ATC do ShopBot foi projetado para ser uma solução CNC acessível que oferece alto desempenho, alto volume, velocidade e potência confiável. Ele fornece desempenho de produção total na fabricação digital de madeira, plástico, alumínio e outros materiais, e tem a eficiência adicional de um trocador automático de ferramentas.

Melhor coleta de poeira

É claro que mais produção de painéis significa mais geração de poeira, e várias empresas estão desenvolvendo novas tecnologias para enfrentar o desafio.


Biesse-T-Jet


A Biesse America oferece o sistema de mitigação de poeira T-Jet, que ganhou um Challengers Award na IWF. Patenteado pela Biesse, o sistema remove cavacos e poeira durante as operações de fresamento. O dispositivo acompanha as trajetórias da máquina, garantindo a limpeza total dos canais e superfícies laterais em um único movimento com efeitos garantidos mesmo nos cantos mais estreitos ou com mudanças de direção.


oneida-supercell35gallonpng.png


A Oneida Air Systems oferece o premiado Supercell, fabricado nos EUA, um coletor de pó de dois estágios de alta pressão com filtragem HEPA e limpador de filtro de pulso. Ideal para dutos de até 5 polegadas de diâmetro ou mangueira com pressão de vácuo, ele mantém o desempenho em dutos/mangueiras excepcionalmente longos.

Por William Sampson

Fonte: Woodworkingnet

Neuvoo Jooble