Voltar

Notícias

21
out
2022
(TECNOLOGIA)
Indústria da celulose aposta em soluções tecnológicas para aumento de eficiência

Tecnologia Wedge, da Trimble, permite melhoria de efluentes, gerenciamento inteligente de dados, capacidade de diagnóstico e monitoramento de processos, entre outros benefícios.
Fray Bentos, outubro de 2022 – O investimento em tecnologia tem sido a grande aposta da indústria da celulose para o aumento de eficiência, por meio da implantação de soluções que auxiliam nos processos de alta complexidade envolvidos no setor. Com o objetivo de melhorar seus efluentes, a fábrica de celulose da UPM de Fray Bentos, no Uruguai, decidiu em 2019 implantar o Wedge, software de exploração de dados desenvolvido pela Trimble, empresa global de soluções tecnológicas. 

O Wedge, que encontra e propõe causas e consequências dos eventos do processo antes que eles se tornem um problema real, não apenas ofereceu os resultados esperados como também se mostrou vantajoso em outros aspectos, como a possibilidade de se obter um gerenciamento inteligente de dados.

“O Wedge nos ajudou a entender melhor nossos complexos processos. Ao substituir as planilhas, ele nos permite ver nossas variáveis de forma gráfica e rápida. Também nos permitiu determinar de forma simples e fácil os tempos reais de retenção substituindo os teóricos”, relata Álvaro Moraga, operador da linha Fiber na fábrica de celulose Fray Bentos.

Tecnologia implantada na usina auxiliou ainda na modernização de outras áreas

“O mecanismo de busca de variáveis é excelente. Somos capazes de filtrar por etiqueta, nome, unidades, você dá um nome a ela. Isso nos dá a possibilidade de ver a planta inteira em apenas alguns cliques”, diz ainda Moraga. “O Wedge também nos ajudou a encontrar desvios em instrumentos como medidores de vazão, medidores de pH, etc. Temos sido capazes de ver paradigmas e refutá-los ou transformá-los em certezas”, adiciona.

O investimento localizado nesse controle de processos é determinante para que a fabricante reduza seus custos operacionais, tornando-a mais competitiva no setor. O papel e a celulose são commodities, tendo seus preços ditados pelo mercado. Dessa forma, as soluções tecnológicas têm como norte o aumento da eficiência, com redução de custos e gasto energético, além de detecção e solução de problemas com agilidade e aumento do monitoramento e controle de toda a operação.

A capacidade de produção anual da fábrica de celulose Fray Bentos é de 1,3 milhões de toneladas de celulose de eucalipto. A planta de Fray Bentos é ainda uma importante produtora de energia à base de biomassa, respondendo por 8% da produção total de energia do Uruguai.

Na fábrica, ao transformar números e processos em gráficos de fácil visualização para dar agilidade aos processos, o Wedge é utilizado por operadores, engenheiros de processo, supervisores e coordenadores de processo, e também em nível gerencial. “A tecnologia possibilita uma visão mais analítica de processos, além de tomadas de decisão mais precisas e rápidas, o que achamos muito valioso, e temos certeza de que isso vale para a maioria das empresas”, conclui Moraga.

Sobre a Trimble
A Trimble é uma empresa de tecnologia que transforma o modo como o mundo trabalha, fornecendo soluções que possibilitam aos nossos clientes prosperar. Tecnologias de posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados conectam os mundos físico e virtual para aumentar a produtividade, qualidade, segurança, transparência e sustentabilidade. Presente com seus produtos no Brasil há mais de três décadas, a Trimble transforma indústrias como agricultura & recursos naturais, construção, geoespacial e de transportes & logística, oferecendo produtos para os mais diversos fluxos de trabalho, desde os mais específicos até soluções corporativas que cobrem os ciclos produtivos. Para mais informações sobre a Trimble (NASDAQ: TRMB), visite: www.trimble.com.


 

Fonte: Trimble

Jooble Neuvoo