Voltar

Notícias

28
out
2022
(INTERNACIONAL)
Vietnã impõe direitos antidumping sobre móveis chineses

Em 30 de setembro de 2022, o Ministério da Indústria e Comércio do Vietnã emitiu a Decisão nº 1991 (1991/Q-BCT) para aplicar medidas antidumping provisórias contra alguns móveis (mesas e cadeiras) originários da Malásia e da China. Os últimos direitos antidumping instituídos variaram de 21,4% a 35,2%. O dever entrará em vigor em meados de outubro.

As autoridades do Vietnã disseram que isso se deve a um aumento "significativo" no número de mesas e cadeiras importadas da China, que prejudicou a produção doméstica. Foi relatado que, em 1º de setembro de 2021, o Vietnã lançou uma investigação de direitos antidumping contra as importações de produtos de mesa e cadeiras da China e da Malásia.

A pesquisa apontou que o volume de produtos de mesa e cadeiras importados da China foi significativamente maior do que o volume de produção e vendas domésticas no Vietnã, o que teve um sério impacto na indústria de fabricação de móveis vietnamita. O código HS envolvido é mostrado no link abaixo e existem algumas exceções.

A China é hoje o principal parceiro comercial do Vietnã e uma fonte de matérias-primas e equipamentos essenciais para seu setor manufatureiro.

Nos primeiros nove meses deste ano, o comércio bilateral entre a China e o Vietnã foi de US$ 131,7 bilhões, dos quais o Vietnã importou produtos da China no valor de US$ 91,6 bilhões. O Ministério da Indústria e Comércio do Vietnã disse que continuará coletando informações de partes relevantes para avaliar o impacto das medidas antidumping em todas as partes.

Fonte: ITTO/Remade

Jooble Neuvoo