Notícias
As importações de madeira tropical serrada dos Estados Un idos caíram pelo terceiro mês consecutivo para um nível bem abaixo de qualquer outro mês deste ano. As importações de agosto de 17.983 metros cúbicos caíram 24% em relação ao mês anterior, uma vez que as importações não conseguiram quebrar 20.000 m3 pela primeira vez em 2022.
As importações de Virola, Jatobá, Paduak e Acajou d'Afrique caíram mais de 50% em relação ao mês anterior, enquanto as importações de Ipe, Keruing e Sapelli caíram mais de 25%. As importações de Cedro, Mogno e Meranti aumentaram acentuadamente, enquanto as importações de Balsa mostraram um ganho moderado.
As importações do Brasil caíram 50% em agosto, enquanto as importações de Camarões (queda de 39%), Congo/Brazzaville (queda de 37%) e Malásia (queda de 27%) também caíram significativamente.
As importações de produtos tropicais serrados do Canadá conseguiram se recuperar de um julho anêmico, subindo 23% em agosto. Embora as importações do mês tenham sido 16% superiores às de agosto anterior, permaneceram abaixo de qualquer outro mês de 2021, com exceção de julho.
As importações de Meranti atingiram seu nível mais alto em três anos e as importações de mogno mais que dobraram. As importações totais aumentaram 30% em relação ao ano passado até agosto, com as importações de Sapelli, Iroko, Virula, Imbuia e Balsa, todas desfrutando de ganhos saudáveis.
Fonte: ITTO/Remade