Voltar

Notícias

21
out
2022
(INTERNACIONAL)
Madeira, hidrocarbonetos e minérios metálicos representam 96 por cento das exportações do Gabão para a França em 2021

Durante o ano de 2021, o Gabão exportou mercadorias no valor de 160 milhões de euros (104,4 bilhões de FCFA) para a França. Segundo a direcção geral do Tesouro francês, estas exportações, que cresceram 53% em relação ao ano anterior, consistem essencialmente em três produtos. Em particular, madeira, que representa 46% do total das exportações para a França neste período, hidrocarbonetos naturais (25%) e minérios metálicos (25%).
As exportações do Gabão para este país europeu continuam pouco diversificadas, segundo a mesma fonte. "A evolução em 10 anos mostra a grande predominância desses três itens de exportação (ed.) com, em caráter ad hoc, aumentos para as categorias 'produtos refinados de petróleo' e 'produtos industriais'", indica a direção. Tesouro francês.

O Tesouro francês destaca que as exportações de madeira gabonesa para a França vêm crescendo de forma constante desde 2019, impulsionadas principalmente pela demanda por madeira serrada tropical das fábricas francesas. "De notar que a procura francesa de madeira gabonesa está a crescer mais fortemente do que a procura global de madeira francesa, consequência do dinamismo dos transformadores/importadores franceses ainda muito presentes no Gabão", indica o Tesouro francês.

Hidrocarbonetos e manganês não ficam de fora. As exportações desses produtos para a França também estão aumentando entre 2020 e 2021.

Importa referir que apesar deste aumento das exportações gabonesas para França, este último apenas ocupa a 10ª posição entre os principais destinos dos produtos gaboneses, ao contrário da China, que é o seu primeiro cliente em 2021 segundo o relatório económico do ministério. No entanto, a França continua a ser o principal fornecedor do Gabão há vários anos.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble