Notícias
A Associação dos Detentores de Concessões Florestais da Indonésia (APHI) e a Cooperação indonésia de Certificação Florestal (IFCC) colaborarão para incentivar a implementação da certificação voluntária de manejo florestal sob o Regime PEFC (Programa de Endosso da Certificação Florestal). O objetivo é fortalecer a penetração de produtos de madeira indonésios nos mercados internacionais .
Espera-se que a implementação da certificação PEFC fortaleça a aceitação de produtos madeireiros indonésios que já possuem o certificado SVLK (Timber Legality Verification System).
Um memorando de entendimento entre a APHI e o IFCC foi assinado pelo presidente da APHI, Indroyono Soesilo, e pelo presidente do IFCC, Saniah Widuri, na presença do Diretor-Geral de Manejo Florestal Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Florestas, Agus O Justianto.
Há consumidores que necessitam de produtos de madeira certificados, mas isso implica custos adicionais . Esse custo pode ser reduzido se uma auditoria combinada de regimes obrigatórios e voluntários for realizada de acordo com a ISO 19011:2018, disse Agus.
Agus também observou que o processo de auditoria não deve criar novas normas dizendo que "o regime voluntário deve exigir a SVLK como um dos componentes da auditoria. O logotipo da SVLK também deve ser incluído em documentos de transporte , certificados, produtos e embalagens", disse.
Fonte: ITTO/Remade