Voltar

Notícias

28
set
2022
(GERAL)
Empresas de construção do Japão e da Austrália começaram a trabalhar em edifício de madeira híbrida mais alto do mundo

Abriu caminho para o que poderia ser a torre de madeira mais alta do mundo

Uma renderização do Atlassian Central, que deverá ser construído até 2026 no coração de Sydney, na Austrália.

Foto por Obayashi Corp.

Empresas de construção do Japão e da Austrália começaram a trabalhar em um arranha-céu de 182 metros de altura no centro de Sydney em uma colaboração para construir o que será o edifício de madeira híbrida mais alto do mundo usando um produto de madeira ecologicamente correto.

Em um comunicado da empresa, a Obayashi Corp., com sede em Tóquio, e a Built Pty Ltd., com sede em Sydney, disseram que planejam concluir a construção do "Atlassian Central" de 39 andares em 2026, para ser usado para escritórios, acomodações e lojas de varejo.
Atlassian Uma representação do interior da "Atlassian Central", de 182 metros de altura, que deve ser o edifício de "madeira híbrida" mais alto do mundo.

As empresas pretendem reduzir as emissões de dióxido de carbono durante a construção em 50% ou mais em comparação com um projeto de construção convencional e operar a torre inteiramente com energia renovável.

O sétimo andar acima terá uma estrutura de madeira híbrida que consiste em uma combinação de estruturas de aço e madeira laminada cruzada, ou um produto de painel de madeira feito de camadas coladas de madeira serrada.

Diz-se que o produto emite menos CO2 na produção e é mais leve quando comparado ao concreto, enquanto pode ser reciclado para outros usos, de acordo com a construtora japonesa.

O concreto armado será usado abaixo do sétimo andar, incluindo o porão, disseram os dois construtores.

"Nada sobre este projeto é típico", disse o CEO e diretor administrativo da Built, Brett Mason, em um comunicado de imprensa da empresa.

“Ele foi projetado e desenvolvido para ser uma prova de conceito de como o futuro dos edifícios deve ser com baixo impacto no meio ambiente, tanto na construção quanto na operação”.

No Japão, Obayashi vem enfatizando nos últimos anos a construção de edifícios de madeira de baixa emissão de CO2 e aumentando o uso do produto ecologicamente correto.

Em março, a empresa japonesa concluiu um edifício de 11 andares e 44 metros de altura em Yokohama, perto de Tóquio, o mais alto do país a ter seus principais componentes estruturais, como colunas, pisos e paredes, todos feitos de madeira, disse.

Obayashi "visa alcançar uma sociedade sustentável, expandindo e promovendo o uso de recursos recicláveis, como madeira e materiais de madeira", disse Obayashi, acrescentando que abordará desafios sociais, como alcançar a neutralidade de carbono.

Em 2016, a Obayashi e a Built assinaram uma parceria estratégica para cooperar em oportunidades selecionadas de construção em larga escala na Austrália.

Por Larry Adams

Fonte: Valor Econômico

Jooble Neuvoo