Notícias
A ferrovia de carga China-Europa serve a China, a Europa e os países intermediários. À medida que a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) se desenvolve, esse serviço de trem se tornou um canal fundamental para a cooperação econômica entre a China e outros países ao longo das rotas da BRI.
Os produtos de alto valor agregado são transportados pelos trens de carga China-Europa, como equipamentos eletrônicos, automóveis e peças. No entanto, no estágio inicial de desenvolvimento, a fim de aliviar o problema de não retorno de carga e compartilhar os custos de frete, os trens de carga de retorno transportavam principalmente madeira de volta para a China.
Graças ao crescimento do comércio de madeira entre a China e os países europeus, bem como a Rússia e as vantagens geográficas das ligações ferroviárias; negócio está crescendo.
De acordo com um Relatório de Desenvolvimento do Expresso Ferroviário China-Europa (2021), foram estabelecidas 82 rotas de transporte que conectam 196 cidades em 24 países europeus, formando uma extensa rede de comércio.
Os produtos transportados se expandiram de telefones celulares, computadores e outros produtos de TI nos primeiros dias para mais de 50.000 variedades em 53 categorias, como roupas, sapatos e chapéus, carros e acessórios, grãos, vinho, grãos de café e produtos de madeira.
Muitas cidades abriram trens especiais de madeira, como Wuwei na província de Gansu, Chengdu, Rizhao na província de Shandong, Chongqing e Changsha e os centros de madeira que foram abertos incluem Manzhouli, Erenhot, Alashankou e Suifenhe.
Para transportar e distribuir os produtos de forma mais eficiente, algumas cidades investiram pesadamente. Por exemplo, o Chengdu Qingbaijiang Wood Trading Center implementa um modo "trem de carga mais parque" com a Chengdu International Railways. Opera um trem especial de madeira entre a Rússia, permitindo respostas oportunas e eficazes às mudanças no mercado de oferta e demanda.
De acordo com dados da Alfândega de Suifenhe, 462 trens de carga China-Europa com 47.133 TEUs foram movimentados entre janeiro e julho deste ano, um crescimento anual de mais de 70%.
De acordo com os dados da Alfândega de Manzhouli, houve 2.215 trens de carga China-Europa de entrada e saída no porto de Manzhouli no primeiro semestre de 2022, um aumento de 34% em relação ao ano anterior. Cerca de 180 mil TEUs foram transportados, um aumento de 40%.
O valor total dos bens foi de cerca de RMB25 bilhões, um aumento de 56%. Do total, havia 1.239 trens de carga de entrada e 976 trens de carga de saída.
O tempo de viagem da madeira entre a China e a Europa é de cerca de 30 dias. Comparado com o transporte marítimo, o trem de carga é o modo de transporte mais eficiente em termos de tempo e custo competitivo.
Fonte: ITTO/Remade