Notícias
O Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas, o Governo da Índia e a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em 8 de setembro de 2022, anunciaram o lançamento de um novo programa, “Árvores fora das florestas na Índia”. O programa expandirá a cobertura de árvores fora das terras florestais para aumentar o sequestro de carbono, apoiar as comunidades locais e fortalecer a resiliência climática da agricultura, apoiando assim as metas globais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
O novo programa de US$ 25 milhões reunirá agricultores, empresas e instituições privadas na Índia para expandir rapidamente a cobertura de árvores fora das florestas tradicionais em 28 lakh hectares. Por meio da agrossilvicultura, ou da integração de árvores aos sistemas agrícolas, o programa melhorará a resiliência dos sistemas agrícolas e, ao mesmo tempo, aumentará a renda dos agricultores. O programa também usará modelos de financiamento inovadores e alavancará o setor privado da Índia para promover empresas baseadas em árvores, ajudando a criar mercados sustentáveis e melhorar as economias e meios de subsistência rurais, com potencial para beneficiar mais de 13 milhões de pessoas. Implementado por um consórcio liderado pelo Center for International Forestry Research (CIFOR) e World Agroforestry (ICRAF), o programa será implementado em sete estados, incluindo Andhra Pradesh, Assam, Haryana, Odisha, Rajasthan, Tamil Nadu e Uttar Pradesh.
Ao anunciar o lançamento, a Secretária de Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas, Leena Nandan, disse: “A Índia e os EUA estão firmemente comprometidos em trabalhar em estreita colaboração em muitas áreas, incluindo o setor florestal. Em nível global, a Índia está desempenhando um papel proeminente na formação e modelagem de respostas afirmativas aos desafios enfrentados pelo setor florestal e ambiental. A Índia empreendeu um rápido crescimento econômico enquanto conserva e aprimora com sucesso seus recursos florestais e continuaria a fazê-lo por meio de planejamento estratégico e implementação focada”.
Destacando a cooperação EUA-Índia em mudança climática e silvicultura, a Encarregada de Negócios dos EUA Patricia A. Lacina disse: “Como uma das maiores economias do mundo e líder global em ciência e inovação, a Índia desempenha um papel crítico em ajudar a resolver a crise climática. Este novo programa baseia-se na parceria duradoura EUA-Índia para enfrentar a crise climática, aumentando o sequestro de carbono e reforçando a resiliência diante das ameaças climáticas. As conquistas da Índia nessas questões podem fornecer modelos para o mundo.”
As atividades florestais da USAID na Índia apoiam prioridades importantes dos governos dos EUA e da Índia, contribuindo para o Pilar Florestal do Diálogo de Ação Climática e Mobilização Financeira em apoio à Parceria EUA-Índia para a Agenda 2030 de Clima e Energia Limpa. Este novo programa baseia-se na parceria duradoura EUA-Índia para enfrentar a crise climática e reforçar a resiliência diante de ameaças climáticas e eventos climáticos extremos. Além de proteger as florestas da Índia e outros ecossistemas críticos, a USAID está trabalhando com a Índia para implementar suas ambiciosas medidas de redução de emissões, fazendo a transição para energia renovável e adaptando atividades em andamento, como saúde e redução de risco de desastres, à realidade da atual crise climática.
Por Administrador do Departamento do Diário de Educação da Índia
Fonte: Indiaeducationdiary