Notícias
As importações chinesas de madeira serrada da Tailândia aumentaram 13% para 2 milhões de metros cúbicos no primeiro semestre de 2022. A Tailândia é há muito tempo o principal país que envia madeira serrada para a China, superando as do Canadá, EUA e Finlândia. Além disso, a maior parte da madeira serrada importada da Tailândia é seringueira serrada que está incluída em 'Outras' madeira serrada tropical (código HS 44072990), a seringueira não possui um código HS dedicado.
As importações de sequoia da China da Tailândia foram de apenas 1.874 metros cúbicos, uma queda de 29% em relação ao mesmo período do ano passado. As importações de teca da Tailândia totalizaram apenas 2 metros cúbicos no primeiro semestre de 2022.
Os produtos de seringueira são muito populares na China. O consumo anual de seringueira serrada é de cerca de 6 milhões de metros cúbicos, dos quais 80% são importados da Tailândia. A seringueira serrada importada é utilizada na fabricação de móveis (45%), portas de madeira (24%), armários de banheiro (26%), pisos de madeira e outras marcenarias (5%).
Devido às políticas de investimento da Tailândia, as empresas chinesas são atraídas para estabelecer serrarias na Tailândia para produzir para o mercado doméstico. O preço CIF da madeira serrada da Tailândia caiu 8% durante o primeiro trimestre, o que impulsionou as importações.
Fonte: ITTO/Remade