Voltar

Notícias

05
set
2022
(INTERNACIONAL)
Exportações de madeira e produtos de madeira do Vietnã desaceleram em dois meses consecutivos

A partir de abril de 2022, as exportações de madeira e produtos de madeira mostraram sinais de desaceleração. Entre junho e julho de 2022 o crescimento foi negativo em relação ao mesmo período do ano passado quando diminuiu 11% e 5,5% respectivamente após um longo período de crescimento acima da média de dois dígitos por ano.

Esta informação foi fornecida durante uma conferência na Feira Internacional de Móveis e Acessórios para Casa do Vietnã (VIFA-EXPO).

O Sr. Nguyen Chanh Phuong, vice-presidente da Associação de Artesanato e Indústria de Madeira da Cidade de Ho Chi Minh (HAWA), apontou a principal razão pela qual os principais mercados de exportação, como os EUA e a Europa, estão enfrentando muitas dificuldades devido ao impacto do conflito entre a Rússia e Ucrânia. Além disso, a alta inflação em muitos países fez com que os consumidores reduzissem seus gastos, levando a uma diminuição na demanda por produtos desnecessários, incluindo produtos de madeira e móveis.

Sr. Phuong, disse que outra razão é que os importadores do mundo não calcularam corretamente, então, ao longo do tempo, o congestionamento de commodities com uma grande quantidade está em armazéns e portos no exterior e no Vietnã. Demora três ou quatro meses até 12 meses para lidar com o estoque de commodities.

Esses fatores interagindo entre si levaram a interrupções na cadeia de suprimentos, aumento dos custos de produção devido ao aumento de matérias-primas e custos de transporte.

Segundo a HAWA, o mercado também apresenta sinais positivos. Muitos projetos de construção doméstica estão começando bem. Além disso, Japão, Coréia e Austrália ainda fizeram pedidos estáveis no segmento de luxo. Além disso, a partir do próximo mês de setembro, haverá novos pedidos para a temporada de compras de fim de ano em todo o mundo.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble